O governador Ranolfo Vieira Júnior participou, nesta segunda-feira (23/5), do 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, em Florianópolis. Ao lado dos governadores de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, e do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, Ranolfo falou durante o painel “O Brasil que dá certo”, que abordou as potencialidades dos três estados do Sul. A secretária de Comunicação do Estado, Tânia Moreira, também acompanhou o evento.
A experiência de transformação vivida no Rio Grande do Sul nos últimos anos a partir das reformas estruturais que permitiram o ajuste das contas e abriram espaço para investimentos históricos foi um dos temas centrais da apresentação do governador. “Quando assumimos o governo, em janeiro de 2019, o Rio Grande do Sul vivia a sua maior crise fiscal. Os salários dos servidores eram pagos atrasados, devíamos praticamente para todos os fornecedores, só na área da saúde a dívida superava R$ 1 bilhão. E tudo isso ainda sob a vigência de alíquotas de ICMS majoradas. Enfrentamos isso com uma agenda de reformas estruturais profundas, privatizações e concessões”, disse.
Ranolfo evidenciou ainda a virada de jogo promovida a partir do equilíbrio fiscal. “Hoje vivemos uma outra realidade. O Estado que há muito tempo não tinha qualquer capacidade de investimento, hoje já investe R$ 6,3 bilhões em todas as áreas por meio do nosso programa Avançar. Em oito anos apenas, nos últimos 50 anos, o Estado fechou as contas em superávit. Isso aconteceu no ano passado e vai ocorrer novamente neste ano. Aderimos também ao Regime de Recuperação Fiscal. É um novo momento em que vivemos, sempre observando a responsabilidade fiscal, da qual não nos desviamos”, afirmou o governador.
Liberdade de imprensa como fundamento da democracia
Após o painel, os governadores participaram de um debate pautado por perguntas da plateia. A participação dos líderes dos estados do sul marcou o segundo dia do congresso, que começou no domingo (22/5) e vai até terça-feira (24/5).
Realizado pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), o evento é considerado o maior congresso de radiodifusão do Sul do Brasil. O governador Ranolfo destacou a importância da iniciativa para a valorização do segmento e do trabalho da imprensa. “A liberdade de imprensa e o direito de informar e ser informado são fundamentos basais da democracia, essenciais para o seu funcionamento. Por isso, sempre destaco a importância do papel da imprensa na nossa sociedade”, disse.
Texto: Thamíris Mondin
Edição: Secom
Fotos: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
BRIGADA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS COM MANDADO DE PRISÃO NO VILA NOVA, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR PRENDE ESTRANGEIROS POR TRÁFICO DE DROGAS, EM SERAFINA CORRÊA
GUARDA MUNICIPAL PRENDE DOIS HOMENS POR TRÁFICO DE DROGAS NO ESPLANADA, EM CAXIAS DO SUL