O projeto começou a ser desenvolvido no último ano pelas secretarias de Segurança Pública, Desenvolvimento da Agricultura e Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC).
O subprefeito de Tuiuty, Thiago Coser, comentou sobre as ações a importância do projeto.
“Estamos muito satisfeitos e felizes porque as pessoas, no geral, têm elogiado, e gostado muito dessas ações para instalação do GPS Rural. Esse é um projeto importante para todos, e que ficará na história da prefeitura. É a valorização do nosso interior”.
Após o término dos trabalhos da comunidade Veríssimo de Matos, as equipes seguirão para a etapa final da primeira fase da instalação do GPS Rural, abrangendo a comunidade de Tuiuty e também São Valentim”.
O secretário de Agricultura, Volnei Christófoli, destacou sobre a rapidez na execução do projeto.
“Já tivemos um grande número de comunidades cadastradas, o que nos orgulha muito, porque sabemos que a implantação do GPS Rural fará a diferença para os moradores dessas localidades”.
Sobre o GPS Rural
Esse procedimento garante a celeridade na prestação de socorro, salvamento, e também o atendimento de furto e roubo na área rural. Cada propriedade rural também recebe uma placa de identificação com um código de cadastramento.
Neste primeiro momento estão sendo mapeadas e cadastradas todas as propriedades rurais do Município, bem como as suas respetivas sedes, criando um Ponto Geográfico. O mesmo será feito das vias, estradas (principais, secundárias, que dão acesso às comunidades, assim como os pontos de referência, como escolas, igrejas e comunidades).
A perspectiva é que, em três meses, pelo menos 1600 famílias estarão com o mapeamento concluído. Esse processo deve levar em torno de três meses para ser concluído.
Como irá funcionar
Ao solicitar o atendimento, que além do 3º Bpat, através da Patrulha Rural, engloba o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, o morador só precisa informar o código. A chave será formada pelas iniciais “BG”, de Bento Gonçalves, acrescida de quatro números.
Com o código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitido a chamada, acelerando o deslocamento da equipe responsável pela prestação do serviço. Essa identificação será utilizada também pelos serviços do município, como forma de encontrar, com maior rapidez, a família ou propriedade que necessita do atendimento público.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões