Após dois anos parada por causa da pandemia pelo Coronavírus, a Feira do Livro Infantil Sesc retornou suas atividades. Desde o dia 16, o slogan da sexta edição traz um universo de encantamento e ludicidade para as 21 escolas municipais infantis. O slogan “Livros, Bonecos e Outros Trecos” se faz presente na figura do patrono, o escritor paranaense Danilo Furlan, que apresenta para os alunos uma contação de histórias com teatro de bonecos baseada em suas obras.
Danilo sempre foi fascinado por este mundo da contação de histórias desde criança. Quando cresceu se dedicou a esta área expandindo seus conhecimentos. Além de escritor, bonequeiro, diretor da Cia Manipulando Teatro de Animação, é formado em Pedagogia.
Ele ressalta que a contação de histórias “permite à criança viaje para mundos imaginários, até mesmo projetar seus conflitos internos nas histórias que elas não conseguem resolver sozinhas. Essa retomada está sendo muito legal. Nós descobrimos que os bebês, os pequeninos, estão se permitindo a ouvir, a focar, para participar destes momentos. Isso tem sido um ganho enriquecedor para o trabalho de todos os envolvidos na Feira”.
As escolas participantes estão recebendo cinco videoaulas que compõem a Oficina Contando Histórias com Objetos e Bonecos – um guia para toda a família, onde professores, alunos e famílias terão a possibilidade de trabalhar elementos básicos e importantes da contação de histórias, bem como, a confecção de objetos para colaborar nos momentos lúdicos.
O diretor do Sesc Bento Gonçalves, Jaques Fachineli, ressalta essa ação de reconexão com o universo da literatura depois de dois anos de pandemia.
“A feira causou uma aproximação com as escolas, professores e alunos, nesse momento de retomada das atividades, que além da feira têm seus processos internos. Permitiu que chegássemos ao maior número de crianças nas escolas visitadas. E, salientamos os elogios da direção e professores em estar recebendo muito bem a feira nas escolas, com muito carinho”.
Aproximadamente dois mil alunos estão sendo contemplados. A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressalta da importância sobre a Feira do Livro Infantil Sesc ocorrer dentro das Emis. “Nossas crianças se desenvolvem muito através do trabalho com a literatura infantil. O imaginário, a ludicidade, a música, o ritmo, as histórias, auxiliam nas aprendizagens, na socialização, no desenvolvimento. O trabalho realizado pelo Danilo encantou nossos pequenos e também os profissionais que puderam se inspirar para novas possibilidades de trabalho. Esta parceria com o SESC tem nos oportunizado ano após ano, momentos de ludicidade e aprendizagens inesquecíveis.”, ressalta.
Cada escola está sendo contemplada com um kit de três livros escritos por Furlan: “A História de Naitá’; “Sai pra lá Vira Lata!” e “Quando o Cheiro da Chuva Vem”, e um boneco “Sesquito”, fantoche oficial da Feira, para manipulação e contações de histórias.
A 6ª Feira do Livro Infantil Sesc é realizada pelo Sistema Fecomércio RS/Sesc, com a parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Fundação Casa das Artes e Biblioteca Pública Castro Alves e conta com o apoio do Hotel Vinocap.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NA ERS-122, EM ANTÔNIO PRADO
GUARDA CIVIL MUNICIPAL PRENDE MULHER POR FURTO EM LOJA NA ÁREA CENTRAL DE BENTO GONÇALVES
HOMEM É ESFAQUEADO APÓS NEGAR DINHEIRO PARA UMA MULHER NA PRAÇA CENTENÁRIO, EM BENTO GONÇALVES