Na ocasião, serão entregues informativos como o gibi da Turma da Mônica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, cartilha das Violências, flyer e adesivo explicativo sobre os canais de denúncias. A campanha tem como lema “Faça bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”.
De acordo com a integrante do Comitê e coordenadora dos Serviços de Convivência, Graciele Nondillo, “maio é um mês de referência para quem trabalha com crianças e adolescentes, pois nele são reforçadas ações de mobilização e sensibilização nos territórios a respeito das violências cometidas contra crianças e adolescentes, em especial a violência e exploração sexual. Observamos que as instituições e serviços, que oferecem espaços para abordagem do tema, favorecem que crianças vítimas revelem suas histórias através da Escuta Especializada e possibilitam uma atuação mais efetiva da rede de proteção”.
Para além do trabalho nas instituições, a ação na área central da cidade tem um caráter de levar a informação à comunidade sobre as formas de violências e os canais de denúncia: disque 100, Conselho Tutelar ou Delegacia de Polícia.
Serão divulgados também os fluxos e os serviços existentes para atendimento das vítimas e suas famílias no município de Bento Gonçalves. Além disso, com a distribuição do Estatuto da Criança e do Adolescente, lembra a todos “que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral do poder público assegurar, com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, e nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”, enfatiza Gracieli.
O Comitê Municipal de Enfrentamento das Violências contra a Criança e o Adolescente é formado pelas Secretarias de Saúde, de Educação, de Esportes e Desenvolvimento Social, de Segurança, Brigada Militar, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Centro Revivi, 16ª Coordenadoria de Educação e Juizado da Infância e Juventude.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor