Instalado no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS, Espaço Ford é voltado ao fomento da inovação e visa contribuir com o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o Brasil e o Mundo
A Universidade de Caxias do Sul e a Ford Motor Company inauguraram, nesta quarta-feira, 9 de maio, o Espaço Ford, no TecnoUCS – Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta é incentivar o crescimento, a criatividade e a descontração, conectando o meio acadêmico com a indústria.
O novo vínculo contribui com o fortalecimento de práticas que fomentem o ecossistema de inovação, favorecendo o aumento de soluções tecnológicas. Além disso, a parceria visa ações colaborativas entre as partes com a finalidade de implantar um hub de inovação para desenvolvimentos com grafeno e derivados.
Residentes
A Ford torna-se a quarta empresa consolidada e residente no TecnoUCS que já conta com Marcopolo, Mercosul e IBR Redutores. Há ainda 11 startups residentes – em fase de desenvolvimento – e duas associações empresariais: Bracham e Instituto Hélice.
O TecnoUCS conta ainda com uma cooperativa de crédito, o Sicredi Cooperucs, e o escritório do InovaRS. Há também quatro empresas em processo de incubação e quatro empresas em pré-incubação, em Caxias do Sul, e outras sete empresas em pré-incubação em Nova Prata.
Solenidade
Na cerimônia que marcou a inauguração do Espaço Ford no TecnoUCS, o coordenador da UCSGRAPHENE, Diego Piazza celebrou a parceria e a sinergia em desenvolver projetos. “Toda caminhada da Universidade com nanotecnologia acontece há mais de 18 anos. A UCSGRAPHENE é consequência de todos os investimentos que a UCS fez em estrutura, pessoas e na formação de professores. Hoje é a soma das pessoas que fizeram todos os caminhos”,
Piazza destacou que a parceria é um momento histórico para a Universidade, a UCSGRAPHENE e a Ford, e que ela permite uma geração de conhecimento conectada a um ecossistema de inovação capaz de desenvolver inúmeras potencialidades.
O gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Ford, Luiz Zamorano, ressaltou a importância em criar parcerias que envolvem pesquisas aplicadas à indústria. “Com as soluções que a gente vai desenvolver juntos, vamos levar os nossos carros e a tecnologia para outro patamar”, assegura.
Ele comenta sobre o posicionamento de inovação da Ford e a segurança dessa parceria. “Eu vi na prática peças injetadas, já com o grafeno, tenho certeza que a gente escolheu a instituição correta”, conclui.
Para o supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ford, Ricardo Albuquerque, inovar é conectar pontos e, depois de lançar 5 milhões de carros no globo com grafeno, o objetivo é ir além. “Temos quatro centros de desenvolvimento de produtos: Alemanha, EUA, América do Sul e Austrália, e nós (América do Sul) somos os que mais avançam. Queremos dar um passo à frente, ser líder global”, explica.
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, informa com alegria que o ecossistema de inovação conta com 250 linhas de pesquisa, 70 grupos de pesquisa, quatro empresas residentes e 11 startups. “Nós temos uma missão de sermos inovadores, como Henry Ford foi, como nossos fundadores foram. Queremos ser vistos como uma Universidade que não só faz o ensino, mas faz pesquisa, que faz extensão e inovação”.
Ele ainda complementa que a parceria entre a instituição e a empresa mundial é por conta do trabalho de excelência dos pesquisadores da Universidade. “Acreditem: todos nós, juntos e com foco, seremos um grande parque de tecnologia que desenvolve a cidade, a região e o país”, conclui.
TecnoUCS
Espaço de fomento à pesquisa avançada, empreendedorismo e geração de inovação, com foco no negócio e na infraestrutura, o TecnoUCS tem como objetivo fundamental promover a conexão entre os atores do desenvolvimento, levando para o mundo empresarial, o poder público e a sociedade o conhecimento produzido na Universidade.
Agência UCSiNOVA
O TecnoUCS faz parte da Agência de Inovação UCSiNOVA, estrutura de articulação entre Universidade de Caxias do Sul, empresas, governo e comunidade para o desenvolvimento de pesquisas, projetos, serviços e negócios. Criada em dezembro de 2020, integra as dimensões IdeiaUCS (Centro de Integração de Ideias Inovadoras), StartUCS (Centro de Aceleração de Negócios Inovadores), TecnoUCS (Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação) e o CatalisaUCS (Centro de Prospecção de Recursos para Inovação).
Fonte: Imprensa UCS
Fotos: Bruno Zulian
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra