Sua trajetória inicia nos idos de 1952, momento muito marcante da política nacional. Por isso, o educandário recebeu o nome de Senador Salgado Filho para homenagear o político gaúcho Joaquim Pedro Salgado Filho que foi Deputado Federal e Senador pelo Estado do Rio Grande do Sul e Ministro do Trabalho e da Aeronáutica. A primeira diretora da Escola foi Irma de Carli Moro que atuava também como professora.
Atualmente, a Escola atende de Jardim A ao 3º ano do Ensino Fundamental, tendo 89 alunos no total e como diretora Caroline Acco Stringhini e como vice-diretora Eliane De Bona.
De acordo com elas, “diariamente a escola proporciona às crianças um ambiente acolhedor, no respeito às diferenças e a originalidade de cada um, desvendados através dos caminhos do prazer em aprender”.
Entre as atividades comemorativas da data, a direção promoveu um bate-papo com duas alunas que iniciaram sua vida escolar na EMEF Senador Salgado Filho como relata as diretoras.
“No dia que antecedeu o aniversário da Escola, os alunos receberam a visita de Dona Luiza D’Agostini Benatti e Dona Ana Conci D’ Agostini. As mesmas foram alunas da primeira turma, no ano de 1952. Na oportunidade, elas relataram suas vivências e lembranças da época da “Escolhinha”, como era chamada, e os alunos puderam questioná-las e fazer um comparativo com os tempos atuais”.
Também as professoras realizaram um trabalho envolvendo o resgate de toda a história por meio da manipulação do baú de fotos e materiais antigos, de conversas e atividades diversas. No último sábado (07), a escola realizou um evento com diversas depoimentos de alunos antigos, exposição virtual de fotos antigas, apresentações musicais das turmas.
Ainda, a professora Eliane De Bona Postal fez a chamada dos alunos antigos, pois vários estavam presentes da primeira turma da EMEF Senador Salgado Filho. Juntamente com os atuais alunos foi cantado a música “Vamos construir” e, após, foi entregue um botão de rosa aos antigos educandos.
Ainda, a Escola tem como projeto norteador “Sustentabilidade na Escola”, com o objetivo principal conscientizar professores, alunos, funcionários, famílias e membros da comunidade sobre a importância da sustentabilidade, buscando assim realizar mudanças na escola e em seu entorno.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, “comemorar 70 anos é sempre um privilégio. Quantas pessoas, histórias, culturas, gerações que passaram por esse espaço. Quero agradecer imensamente a todas as pessoas que fizeram parte destes 70 anos, que construíram esta escola que forma cidadãos. Que as crianças que estão hoje no educandário possam levar consigo muitos sonhos, muitas alegrias e muitos conhecimentos”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/SMED/EMEF Senador Salgado Filho
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família