“Seja o próximo idiota!” Foi com essa frase que Marcus Vinícius Tonin, criador do Marketeiro Confesso, encerrou a palestra “Marketing Digital – O segredo para o verdadeiro engajamento” na noite de quinta-feira, dia 28, em Garibaldi. Ele se referia a pessoas que têm medo de se expor nas redes sociais, mas rotulam os que o fazem como “idiotas”.
Durante o encontro, promovido pela Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) de Garibaldi com apoio do Sebrae/RS, no Dall Onder Ski Hotel, Marcus saiu do convencional por diversas vezes e surpreendeu o público: “Eu lancei um ebook e achei que ficaria rico. Ninguém comprou. Ninguém, nem a minha mãe! O que quero dizer com isso? Que você pode e vai errar. Muito. O importante é errar rápido, minimizar o erro, aprender e melhorar.”
Quem buscava respostas prontas não encontrou. “Muita gente me pergunta qual o segredo do verdadeiro engajamento. Qual a melhor hora para postar é sempre um dos primeiros questionamentos. A verdade é que o horário não vai fazer a menor diferença porque não existe fórmula pronta. É um jogo de detalhes. É preciso muito trabalho e, mais do que isso, é preciso considerar que todo tempo dedicado ao Marketing Digital conte como trabalho”, destacou.
Marcus citou exemplos de grandes ideias de marketing que são referência até hoje, mas fez um alerta: “não fique procurando uma grande ideia, ela raramente surge. Tente pequenas ideias, todos os dias”. Além disso, ele argumentou que consistência é uma das chaves para um marketing digital eficaz. “Repetição, repetição, repetição. Pode parecer ruim, mas é uma das melhores estratégias. Novos conteúdos sempre nos mesmos dias, em uma programação estruturada, fazem a diferença”, ensinou.
Mostrando quais os pilares fundamentais de um bom conteúdo, Marcus alertou quem aposta apenas em uma forma de divulgação, por exemplo, apresentar somente seus produtos ou serviços: “ninguém baixa o Instagram para fazer compras. A compra é uma consequência. Ao mesmo tempo, muitos estudos indicam que as pessoas querem que a organização tenha um ‘rosto’, ou seja, um atendimento humanizado. Some a isso a necessidade de leveza e bom-humor, porque ninguém gosta de gente ou empresa ranzinza. Talvez – talvez! – você possa conseguir sucesso. A verdade é que não há garantias”.
Marcus provocou a plateia ao final da palestra: “vocês acham que o negócio de vocês é difícil de divulgar? Imagine um cemitério. Se um cemitério consegue ter pitadas de humor em seu marketing, qual é mesmo o problema do seu negócio?”, alfinetou, referindo-se à página do cemitério “Jardim da Ressurreição”.
O presidente da Apeme, Carlos Dendena, comemorou o sucesso da retomada dos eventos presenciais com grande público – foram cerca de 100 inscritos e o primeiro encontro desse tipo desde o início da pandemia. “Eventos presenciais maiores sempre foram uma característica da Apeme e estamos muito felizes em poder retomar a realização deles. Dessa forma, conseguimos levar novos conhecimentos, aproximar e conectar os públicos da entidade e permitir novos insights aos empreendedores, para que possam constantemente inovar”, avaliou.
A palestra contou com apoio de Atelier de Arquitetura Roberta Delazzeri, Giardini Floricultura, Sicoob São Miguel – Agência de Garibaldi e Star Mobile.
Fonte: Apeme
Fotos: Fernanda de Antoni Farias
Egresso de Criação Digital da UCS dirige documentário sobre cheias no Vale do Taquari
Comissão Executiva dos 150 Anos da Imigração Italiana realiza reunião de atualização da programação oficial
Caxias do Sul e Carlos Barbosa recebem a Corrida do Sesi no dia 1º de maio