O sistema compreende pelo menos 14 pontos de avisos, distribuídos numa distância de 10 quilômetros, sendo que 11 pontos de avisos de rompimento de barragem estão localizados em localidades de Bento Gonçalves, através de sirenes instaladas às margens da estrada. Segundo o gerente de operação e manutenção da Ceran, André Akashi, a sirene só irá tocar em caso da barragem estar danificada, representando risco de rompimento.
Akashi comentou ainda sobre o objetivo dos testes.
“É um sistema muito importante, principalmente para alertar a população ribeirinha em caso e ocorrer algum rompimento. Destaco também a importância da participação da Defesa Civil de Bento. É uma parceria importante que estamos formando”.
O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, esteve acompanhando a ação e comentou sobre a importância da atividade junto a Ceran.
“Os testes foram muito importantes para nós entendermos o papel da Defesa Civil em caso de emergência. Nós tomamos conhecimento dos 14 pontos nas comunidades da região, sendo que pelo menos 11 estão localizados em Bento. Foi interessante termos acompanhado essa simulação, em que sanamos várias dúvidas sobre os protocolos em caso de emergência”.
As Usinas hidrelétricas de Monte Claro e 14 de julho, além de Bento Gonçalves e Cotiporã, abrangem também os seguintes municípios: Nova Roma do Sul, Nova Pádua, Flores da Cunha, Farroupilha, Pinto Bandeira e Veranópolis.
O teste atende às exigências estabelecidas pela Política Nacional de Segurança de Barragens, regida pela lei n° 12.334, cujo objetivo é garantir a observância de padrões de segurança de barragens.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Tríduo da 78ª Festa de Cristo Rei, em Bento, iniciou nesta quinta-feira, 21
ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NA ERS-122, EM ANTÔNIO PRADO
GUARDA CIVIL MUNICIPAL PRENDE MULHER POR FURTO EM LOJA NA ÁREA CENTRAL DE BENTO GONÇALVES