Na noite desta terça-feira (12), foi apresentado à comunidade de São Valentim, o GPS Rural, sistema de georreferenciamento por satélite que funciona de forma offline bastando apenas cadastrar as propriedades rurais. Esse procedimento garante a celeridade na prestação de socorro, salvamento e também o atendimento de ocorrências de furto e roubo na área rural. Cada propriedade rural também recebe uma placa de identificação com um código de cadastramento.
O projeto começou a ser desenvolvido no último ano pelas secretarias de Segurança Pública, Desenvolvimento da Agricultura e Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC). O sistema não vai ter custo para o cidadão que aderir ao serviço.
O Comandante da Brigada Militar, o tenente-coronel Artur Marques de Barcellos enfatizou sobre a importância da implantação do georreferenciamento nas comunidades rurais. “A iniciativa do GPS Rural é extremamente válida, e nós manifestamos o nosso incentivo, estímulo ao programa. Estamos trabalhando fortemente também com a patrulha rural, agilizando os atendimentos em localidades dos distritos e esse programa vem a somar em nossa atuação diária”.
O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, comentou sobre o projeto. “O foco deve ser na prevenção, para ampliar a sensação de segurança para estas comunidades rurais. Basicamente é usar a tecnologia para acelerar atendimentos das Guarnições de Serviço tanto da Brigada Militar, como da GCM, os dados não serão acessados fora dos órgãos de segurança”.
A iniciativa, inspirada no modelo do município de Chapecó, em Santa Catarina, tem por objetivo acelerar a resposta em uma situação de emergência. O sistema catarinense já está em funcionamento, há 20 anos, tornando-se referência neste tipo de atendimento.
Para realização do mapeamento, foi contratada, através de licitação, uma empresa especializada para realizar o serviço de mapeamento via GPS, para atualizar as informações sobre o interior de Bento Gonçalves.
“A empresa contratada utilizará as coordenadas de satélite para identificar as propriedades. Cada morador receberá um código, que será fixado em frente à residência, para uma melhor identificação. Por fim entendemos que o GPS Rural será um novo marco para a Segurança Pública do Município”, salienta Carvalho.
O Diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC), Matheus Barbosa comentou sobre os diferenciais do projeto. “O GPS Rural significa um importante avanço tecnológico para o morador do interior, sem nenhum custo ou ônus. É a tecnologia aproximando o cidadão de serviços de urgência e emergência que são prestados pelo Poder Público. Com essa ferramenta o socorro irá diretamente ao ponto, sem precisar parar e pedir informações, pois trabalhará com a precisão do georreferenciamento, conduzindo as viaturas até o local indicado de forma rápida, possibilitando e diminuindo em muito o tempo de atendimento necessário.”
A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, também destacou sobre o programa. “Cada segundo que a gente ganha em um atendimento é importante, então Bento deu mais um passo muito importante com a aplicação do GPS Rural, que fará com que o atendimento seja ainda mais rápido”.
O secretário da Agricultura, Volnei Christófoli, comentou sobre o projeto. “O GPS Rural será uma ferramenta muito importante que vai valorizar as nossas propriedades, agilizando o trabalho das forças de segurança e dar tranquilidade e segurança necessária para o nosso agricultor”.
O subprefeito de Tuiuty, Tiago Coser, destacou sobre a implantação do programa no distrito. “É uma ideia de primeiro mundo, e vai facilitar muito. Estamos muito felizes, porque é algo diferenciado e que vem a garantir atendimentos mais rápidos para a nossa população”.
Para o Prefeito Diogo Siqueira “é um importante avanço no que se refere a segurança da população residente em áreas rurais. Esse sistema de georreferenciamento faz toda a diferença no atendimento, ainda mais em localidades mais longínquas. Esse projeto é importante para agricultura, segurança pública e saúde. Todo o planejamento que foi feito fez a diferença para que a gente tenha na prática a execução dessa ideia”.
O mapeamento das propriedades e cadastramento dos moradores de Tuiuty e São Valentim inicia nas próximas semanas. Os profissionais da empresa estarão devidamente identificados e acompanhados com um servidor da subprefeitura.
Como irá funcionar
Ao solicitar o atendimento, que além do 3º Bpar, através da Patrulha Rural engloba o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, o morador só precisa informar o código. A chave será formada pelas iniciais “BG”, de Bento Gonçalves, acrescida de quatro números.
Com o código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitido a chamada, acelerando o deslocamento da equipe responsável pela prestação do serviço. Essa identificação será utilizada também pelos serviços do município, como forma de encontrar, com maior rapidez, a família ou propriedade que necessita do atendimento público.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)