Adotar um pet é firmar um compromisso com uma vida. Além de gostar, é preciso ter um olhar constante de atenção e cuidados, e proporcionar um ambiente saudável, pois os animais também seus hábitos, fases de adaptação, entre outros direitos que são assegurados por lei. É preciso precisa saber como cuidar, principalmente em relação a sua saúde.
A Prefeitura, por meio de uma equipe multidisciplinar, envolvendo a Secretaria de Saúde, do Meio Ambiente, de Educação e o Gabinete da Primeira Dama, planejam sua retomada das atividades visando a conscientização e sensibilização. Assim, são desenvolvidas uma série de atividades sobre questões que envolvem o bem-estar animal e a adoção responsável inserido dentro de um contexto de Educação Ambiental na Comunidade Escolar.
A apresentação de palestras de forma lúdica, músicas, vídeos, teatros, gincanas e as demais atividades, objetivam demonstrar o compromisso ético de desenvolver e manter hábitos e posturas de promoção e preservação da saúde humana, do bem-estar animal e do meio ambiente como uma forma de promoção da saúde única.
A veterinária Renata Jornada salienta que boa parte dos animais destinados para a posse responsável são de abandono. Neste sentido, faz-se necessário sensibilizações.
“Educar e estimular uma postura e um olhar diferente sobre os animais pode diminuir o abandono, promover o bem-estar, reduzir a incidência de zoonoses entre outros tantos benefícios de uma convivência harmoniosa e a criação de laços afetivos com os animais”.
As atividades em ambiente escolar abordam temas como alimentação, controle da reprodução, prevenção de doenças, cuidados com os animais e com o ambiente, sempre compreendendo as necessidades e prioridades dos diferentes grupos sociais.
Além disso, o Projeto Posse Responsável estimula a adoção consciente e responsável, como Rafaela nos fala.
“Primeiramente pense a adoção a curto e longo prazo, pois o animal exige, além de carinho e atenção, um custo permanente, com alimentação e cuidados. Responsabilidade, comprometimento, atenção e amor são requisitos básicos para alguém que procura adotar um animal”.
Apontamos alguns cuidados básicos para os adotantes:
• Manter o animal adotado em boas condições de abrigo, higiene, alimentação, saúde e sem espaço físico que o possibilite se exercitar e que tenha a liberdade de expressar seu comportamento natural;
• Levar o animal periodicamente ao Médico veterinário para vacinação, vermifugação e qualquer outra possível intercorrência;
• Manter o animal em um local espaçoso com luz e entrada de ar suficiente;
• Dar alimentação adequada diariamente e manter os recipientes de água e comida higienizados e suficientemente cheios;
• Em hipótese alguma tratar o animal com violência física ou psicológica, ou abandoná-lo.
Bento Pet – Venha Adotar um Novo Amigo
No dia 30 de abril ocorre, na Via Del Vino, das 9h às 14h, Bento Pet – Venha Adotar um Novo Amigo. A ação tem o objetivo de apresentar os animais que estão para adoção e conscientizar a população sobre a posse responsável.
Os animais que integram a campanha de divulgação são o Dourado, Maitê e o Pacco. Eles foram recolhidos após setor de fiscalização atestar os maus tratos, e serem encaminhados para um lar temporário pelo Combea, e estarão para adoção na data, juntamente com outros cães e gatos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves