Presidente Deoclides dos Santos destacou oportunidade de aproximação com judiciário trabalhista
Reforçando sua posição entre as mais tradicionais e relevantes entidades trabalhistas da Serra gaúcha, o STIMMME-BG recebeu a visita da cúpula de representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), que realizou um circuito de ações de relacionamento pela região. O encontro ocorreu na manhã de 1º de abril, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (STIMMME) de Bento Gonçalves.
Um dos propósitos da agenda foi o de fomentar a aproximação da Justiça do Trabalho com a comunidade, retomando os contatos presenciais que foram reduzidos em função das fases mais graves da pandemia da Covid-19 no país. A ação também foi oportunidade de compartilhar de forma mais detalhada resultados da atuação do TRT4. “A pandemia foi um momento bastante complicado para os operadores da Justiça do Trabalho. O processo eletrônico foi o que nos possibilitou superar as dificuldades do distanciamnento social e, por isso, o ramo do Judiciário foi o que melhor respondeu à carga de demandas. Temos atuado fortemente como mediadores de conflitos entre patrões e empregados. A procura por soluções tem sido equilibrada, com 52% das demandas interpostas pela classe trabalhadora e 48% dos empregadores. Isso é muito bom, pois significa que ambos os lados consideram importante e respeitam o trabalho do TRT”, avaliou o desembargador Francisco Rossal de Araújo, presidente do TRT4.
Outro ponto importante do encontro do TRT com os sindicalistas foi a defesa do conceito de justiça social. “É fundamental que tenhamos a preocupação de fazer a distruibuição da riqueza da mesma forma com que nos preocupamos com a geração da riqueza. São dois pratos da mesma balança que devem estar equilibrados pois, tão importante quanto criar riquezas é distribuí-la de forma justa na sociedade”, disse Araújo.
Essa foi a segunda vez que a comitiva do TRT4 esteve no STIMMME-BG. “É uma grande satisfação participarmos ativamente e colaborarmos para esta aproximação do Judiciário trabalhista com a nossa sociedade e conhecer o que tem sido feito em benefício de uma relação equilibrada, justa, entre empregados e empregadores. É muito bom saber que temos parceiros com os quais podemos contar e procurar para resolver as nossas demandas sempre que houver necessidade”, disse Deoclides dos Santos, presidente do STIMMME-BG.
Também estiveram presentes no STIMMME os desembargadores João Paulo Lucena (diretor da Escola Judicial do TRT) e Clóvis Fernando Schuch (da Ouvidoria do Tribunal) e a juíza Aline Fagundes (coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania).
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Silvestre Silva Santos / Exata
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves