A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Cotiporã emite um alerta sobre o aumento no número de casos da dengue no Estado do Rio Grande do Sul. Os dados epidemiológicos apontam uma crescente significativa em relação ao ano passado, tanto em notificações, quanto em confirmações da doença. Neste ano, até o momento, o Estado do RS registrou mais de 2.200 casos confirmados da dengue.
“Devido a esta piora no quadro epidemiológico e estando Cotiporã infestado pelo mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da doença, não se descarta a possibilidade de que em algum momento o vírus circule em nosso município.”, ressalta a Fiscal Sanitária, Bárbara Costa.
O Município de Cotiporã, por meio do Setor de Vigilância em Saúde, realiza, semanalmente, os serviços de vistorias em pontos estratégicos para evitar e conter possíveis criadouros e a proliferação do mosquito. Além disso, executa um trabalho de conscientização através de visitas orientativas, entrega de panfletos nas residências e informativos semanais em rádio local.
Fique atento aos sintomas da Dengue: Febre alta (de início repentino); Dor de cabeça; Dores no corpo e articulações; Cansaço excessivo; Fraqueza; Dor atrás dos olhos e machas na pele. Os cotiporanenses que apresentarem os sintomas acima devem procurar a Unidade Básica de Saúde para atendimento e tratamento adequado.
Mas afinal, como posso combater a Dengue?
Conhecendo o ciclo de vida e os hábitos do Aedes aegypti, é possível estabelecer as medidas necessárias para combatê-lo e evitar a transmissão da dengue, bem como da zika, chikungunya e febre amarela.
– Elimine água armazenada de vasos, tampas, pneus e garrafas plásticas;
– Realize semanalmente a limpeza de pátios, terrenos e casas;
– Evite a exposição de materiais e utensílios que possam reter água;
– Feche tonéis e caixas com tampas ou telas;
– Separe o lixo orgânico do seco e descarte nos dias e horários corretos;
– Mantenha as calhas em bom estado de conservação para que a água possa escorrer;
– Mantenha os jazidos dos cemitérios limpos e organizados semanalmente;
– Ralos e vasos não usados devem ser tampados e tratados com hipoclorito;
– Piscinas requerem cuidados o ano todo, sendo necessária a lavagem das bordas e o tratamento com cloro. As não usadas devem permanecer cobertas com lona bem esticada, para que a água escorregue e não fique sobre a mesma.
Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (54) 3446-2899 ou 3446-2870.
Fonte: Prefeitura de Cotiporã
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves