Após visitar Caxias do Sul, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, cumpriu agenda em outro município da serra gaúcha: Bento Gonçalves. O roteiro foi realizado na sexta-feira (1º/4). As visitas institucionais têm o propósito de aproximar o Tribunal às comunidades do Interior, estabelecendo diálogo com a advocacia, o poder público e entidades de trabalhadores e empregadores.
Também estiveram presentes o ouvidor do TRT-4, desembargador Clóvis Fernando Schuch Santos, o diretor da Escola Judicial e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), desembargador João Paulo Lucena, a coordenadora do Cejusc 2º Grau, juíza Aline Doral Stefani Fagundes, a diretora-geral, Natacha Moraes de Oliveira, e a chefe de gabinete da Presidência, Luísa Helena Macuglia.
Advocacia
A primeira reunião ocorreu na sede da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS). O presidente e demais representantes do Tribunal foram recebidos pelos advogados Rodrigo Terra de Souza (presidente da subseção), Laura Tumelero Souza (secretária-geral) e Josana Rosolen Rivoli (conselheira seccional). Também esteve presente o juiz do Trabalho Silvionei do Carmo, titular da 2ª Vara do Trabalho de Bento Gonçalves. O tema principal da pauta foi o retorno das audiências presenciais. Os advogados elogiaram o trabalho dos magistrados e servidores do Foro Trabalhista, destacando ser saudável o relacionamento com a advocacia.
Sindicatos de trabalhadores e empregadores
Ainda no turno da manhã, o presidente Francisco Rossal visitou a sede do Sindicato dos Metalúrgicos (STIMME) do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bento Gonçalves. O magistrado e a comitiva do TRT-4 foram recebidos pelos presidentes das duas entidades, Deoclides dos Santos e Oclair Sanches, respectivamente. Uma reunião foi promovida com dirigentes de diversos sindicatos de trabalhadores da região. Rossal falou sobre a atuação da Justiça do Trabalho durante a pandemia e as mediações coletivas. Destacou que o Tribunal está à disposição dos sindicatos para mediar as negociações e promover o diálogo entre as partes. O desembargador também ressaltou a importância de sindicatos fortes para a manutenção da democracia.
Na sequência, Rossal se dirigiu ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (SIMME), que representa cerca de 350 empresas na região. O presidente da entidade, Juarez José Piva, conduziu uma reunião do TRT-4 com advogados e representantes de entidades de diversos setores econômicos: comércio, moveleiro e outros. Em seu pronunciamento, o presidente Francisco Rossal explicou as mediações realizadas na pandemia, com o objetivo de preservar a saúde dos trabalhadores, os empregos e as empresas. Também comentou a importância de se gerar riqueza e, também distribuí-la. Por fim, colocou o TRT-4 à disposição dos empresários para mediar as negociações com os trabalhadores, sempre priorizando o diálogo e soluções negociadas, em vez de impostas.
Almoço com juízes
Ao meio-dia, o presidente e sua comitiva realizaram uma reunião-almoço com juízes do Foro Trabalhista de Bento Gonçalves e do Posto Avançado de Nova Prata, que pertence à mesma jurisdição. Estiveram presentes os juízes Graciela Maffei (diretora do Foro e titular da 1ª VT), Silvionei do Carmo (titular da 2ª VT), Laura Balbuena Valente (substituta na 1ª VT), Eduardo Batista Vargas e Bruno Marcos Guarnieri (substitutos em Nova Prata). O tema principal foi o retorno das audiências presenciais. Rossal salientou que a equipe de Bento Gonçalves terá todo o apoio da Administração do Tribunal para bem conduzir este processo de retomada. O almoço foi realizado a convite da Amatra IV,
Câmara de Vereadores e Prefeitura
O início da tarde foi dedicado a reuniões com os Poderes Legislativo e Executivo. O presidente do TRT-4 e sua comitiva visitaram o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto. Depois, reuniram-se com o prefeito Diogo Siqueira e o procurador do Município, Sidgrei Machado Spassini. Rossal falou principalmente sobre a experiência do TRT-4 na mediação coletiva em serviços públicos, que ajudam a evitar ou solucionar greves. O presidente reforçou que a instituição segue de portas abertas para as mediações, se necessário. O magistrado também elogiou o município de Bento Gonçalves pelo seu nível de desenvolvimento socioeconômico e empregabilidade.
Hospital Tacchini
A última agenda em Bento Gonçalves foi no Hospital Tacchini, principal empregador privado no município, com mais de 2 mil empregados. A convite do próprio hospital, o desembargador Rossal e sua comitiva realizaram uma visita institucional. Na ocasião, a presidente do Conselho de Administração, Maristela Longhi, o superintendente, Hilton Mancio, e outros gestores fizeram uma apresentação sobre a política de gestão de pessoas do hospital. Também falaram sobre o perfil das ações trabalhistas ajuizadas contra a instituição.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4) / Justiça do Trabalho
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra