Em fevereiro, a Prefeitura de Bento Gonçalves iniciou os trabalhos para reestruturação do setor da causa animal no Município. Com a unificação das equipes da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, a frente da causa, foram elencadas ações de curto, médio e longo prazo. E nesta sexta–feira, 25, a rede de proteção realiza o lançamento programa Bento-pet – Todos juntos para o bem-estar animal.
Embasado em três eixos, castração, conscientização e fiscalização. A primeira parte do programa corresponde ao projeto de castração de cães e gatos, que já está em andamento. Com novo edital foi ampliado o número de castrações, com cinco clínicas cadastradas, de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul e Farroupilha. Em média, são realizados 40 procedimentos diários.
Outras ações também já estão em andamento, como o processo seletivo para contratação de dois veterinários, para atuar nas fiscalizações, e atendimentos necessários.
Nesta semana foi realizada a licitação para contratação de empresa para hospedagem de animais em situação de maus-tratos ou abandonados. Após os trâmites para contratação serão apresentados os critérios para utilização do serviço.
Seguem, também, em andamento os processos para procedimentos cirúrgicos e compra de medicamentos de uso veterinário para utilização das equipes.
O secretário adjunto da Saúde, Gilberto Junior que está à frente do processo de reestruturação, destaca que “precisamos nos organizar em ações de curto, médio e longo prazo para que pudéssemos já dar uma resposta para população sobre ações para a causa animal, setor tão importante, e que necessitava um novo olhar. Estamos, em um primeiro momento, focando na ampliação de castração. Nosso objetivo é zerar a fila de animais, que hoje é de cerca de 3 mil, e isso está acontecendo com o cadastro de novas clínicas e uma média diária de 40 animais atendidos”, disse.
O secretário também falou sobre o programa Bento-pet. “Nosso objetivo é elencar todas as ações dentro desse programa, e ir avançando para novos temas e atendendo as demandas daqueles de também estão à frente da causa. Por isso nosso slogan é Todos juntos pelo Bem-estar animal, para demonstrar nossa vontade de avançar neste assunto e dialogar com todos”.
Também serão intensificadas as ações de educação, sensibilização sobre posse responsável, com ações nas escolas e envolvimento da comunidade nas campanhas. “O objetivo é continuar com o trabalho nas escolas, pois percebemos sua importância na criação de cidadãos conscientes e que transmitem esse conhecimento adquirido dentro de seus núcleos familiares. Ampliaremos esse projeto para que ele tenha maior alcance da população, com ações nas comunidades, ações e divulgação nas mídias sociais da Prefeitura, estabelecendo um canal mais direto com os munícipes, para que essa informação esteja sempre disponível para quem a procurar”, destaca a veterinária, Rafaela Zenatto Jornada.
O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira ressalta a importância do planejamento de ações para o bem-estar animal. “São ações que estão se desenvolvendo no Município. Era uma demanda que tínhamos na pauta para ser trabalhada, e hoje temos um planejamento de ações que serão fundamentais para auxiliar a todos. Vamos, um passo de cada vez, organizando o setor”.
A longo prazo, o objetivo é implantar o Samu Pet para atender urgências e emergências e viabilizar o projeto de instalação de um espaço físico próprio, para realizar o primeiro atendimento antes de encaminhar para o serviço especializado, além de realizar a triagem, medicações e retirada de pontos das castrações, com serviços ambulatoriais.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
(RM)
Campanha do Agasalho irá auxiliar no encaminhamento ao mercado de trabalho
Os 50 anos do Sindilojas em uma exposição itinerante
Empresas terão um ano para adequação à Norma sobre riscos psicossociais no ambiente de trabalho