O bento-gonçalvense Giovani Fachin, que reside na Itália, na cidade de Coregliano, participa ativamente de uma ajuda humanitária para os Ucranianos, em meio a guerra que aflinge o país do leste europeu.
Estão sendo arrecadados e destinados alimentos, bem como outros donativos para os refugiados. A ideia, segundo Giovani, surgiu a partir da necessidade em meio ao contexto da guerra e situação geo-política na região.
Pastores ucranianos que são conhecidos de pastores italianos, manifestaram o desejo de ajuda. Os donativos estão sendo levados por meio de uma Van até um Centro Comunitário, na Hungria, há cerca de 200 km da fronteira com a Ucrânia e que possui capacidade de abrigar 150 pessoas.
No local, há dez pessoas que trabalham na cozinha, limpeza e na parte de vestuários. Em torno de 150 pessoas chegam no local semanalmente e posteriormente são realocadas para outro país, conforme a disponibilidade, através de um Programa da União Européia.
Confira um áudio de Giovani Fachin falando mais a respeito do ato de solidariedade que vem sendo realizado e um vídeo diretamente do local onde são recebidos os refugiados:
Imagens: Divulgação
RS terá primeira rampa de escape na ERS-129; lei de autoria do deputado Guilherme Pasin (PP), que prevê a instalação dessas estruturas, foi aprovada em 2024
Governo lança 48ª Expointer destacando o legado dos gaúchos para a construção do futuro do Rio Grande do Sul
Corte da Oktoberfest de Maratá visita Rádio Difusora e convida comunidade para a festa