Contação de histórias, trilhas ecológicas, visitas técnicas, palestras, momentos lúdicos e jogos, entre outros, irão fomentar as boas práticas sobre o uso dos recursos naturais de forma lúdica. Desta forma, os projetos ampliarão as sensibilizações e reflexões sobre a preservação do meio ambiente.
Os projetos que estão sendo oferecidos são:
Agentes da Natureza Mirins: objetiva sensibilizar quanto à correta gestão dos resíduos domésticos, primando por compartilhar informações relevantes para o desenvolvimento sustentável, especialmente as relacionadas ao uso racional dos recursos, bem como à reutilização e reciclagem de resíduos. O projeto envolve palestra, visitas técnicas, visitação no bairro e formatura.
Eu Jogo Limpo com Bento: com o mesmo objetivo de sensibilizar quanto à correta gestão dos resíduos domésticos, o projeto envolve palestra e visitas técnicas, o projeto culmina com um jogo de tabuleiro, em tamanho aumentado, com a temática da sustentabilidade, onde os avatares são os alunos.
Recicle com a Gente – Óleo de cozinha Usado: estimula a população a destinar corretamente o óleo de cozinha usado para reciclagem, entregando-o nos pontos de recebimento do município. Sendo reciclado, torna-se fonte de combustível mais limpa. Neste projeto, a escola pode contar com uma bombona permanente para o descarte e recebimento do óleo da comunidade.
Trilhas: oportunizar a comunidade vivências em locais nativos preservados e arborizados, conhecimento das interações ecológicas, identificação de espécies vegetais e animais, ressaltando a importância da manutenção desses espaços para o equilíbrio e manutenção do clima e ambiente.
Viva a Natureza: visa à educação e sensibilização ambiental para o público infantil e infantojuvenil para questões do uso eficiente e sustentável da água, promovendo relações mais harmoniosas e a conservação da natureza. A sensibilização envolve contação de histórias e teatro de fantoches.
A bióloga Caroline Lazzarotto, do setor de Educação Ambiental da SMMAM, ressalta a necessidade de trabalhar de forma conjunta e contínua o tema da sustentabilidade.
“Estaremos, em 2022, retomando as atividades nas escolas, auxiliando o professor a relacionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos assuntos do cotidiano. Pensar e agir de forma sustentável tem que ser uma atitude permanente, que deve ser aprendida e colocada em prática. Objetivamos, através dos Projetos, oportunizar momentos e vivências significativas, plantando sementes através de pequenas ações que fazem toda a diferença para cada um de nós e para o planeta”.
Para mais informações e agendamentos entre em contato com SMMAM (54) 3055.7190 (telefone e WhatsApp).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/SMMAM
(RM)
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor