Estudo apresenta panorama das mulheres empregadas no mercado formal de trabalho caxiense em 2021, quando número de empregos femininos conquistou maior patamar desde 2017. Dos aproximadamente 8 mil postos criados no ano, 53% pertenciam a mulheres
No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul publicou o Boletim Anual Mulheres e Mercado de Trabalho, com o objetivo de identificar a participação da mulher no mercado formal de trabalho no município de Caxias do Sul em 2021. O estudo, em sua 13ª edição, também propõe detectar os efeitos da crise do novo coronavírus no mercado de trabalho no segundo ano da pandemia.
Dentre os dados apresentados estão o número de admissões e desligamentos, o saldo de mulheres por setor, além da participação feminina por escolaridade e da movimentação por faixa etária. São fontes do estudo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2020 e o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (novo Caged), para a obtenção das informações de 2021.
De acordo com o boletim, em 2021, com a abertura de 4,2 mil vagas ocupadas por mulheres, foi atingido o número de 73,1 mil empregos femininos, maior patamar desde 2017. Dos aproximadamente 8 mil postos de trabalho criados no ano, em Caxias do Sul, 53% das vagas pertenciam a mulheres.
O setor da Indústria, com o maior número de empregos no município, foi o que mais contratou mulheres no período, com 1,9 mil vagas abertas. O setor de Serviços foi o segundo a admitir mais mulheres, com 1,5 mil postos criados. Esse setor conta com a maior participação feminina, com 62,3% da sua força de trabalho sendo constituída por mulheres.
Saiba mais: acesse o documento completo.
Mais informações podem ser conferidas na página do Observatório do Trabalho.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UCS
Foto: Reprodução forbusiness.vagas.com.br
(RM)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves