A enfermeira Adriana Cirolini, comentou sobre a ação de sábado. “A importância do teste é justamente para reforçar que as pessoas conheçam a sua condição sorológica, saibam que os serviços existem, e que busquem a informação de que tem outras formas de prevenção que se pode oferecer. No sábado as enfermeiras estarão atendendo para desmistificar o preconceito em relação ao HIV. Por isso que digo que é informar-se e prevenir-se com o teste também”
Diferenças entre HIV e AIDS
Quando ocorre um diagnóstico de HIV, mas sem sintomas, a pessoa é apenas portador do vírus. Quando tem outras doenças, além do exame positivo para HIV, já é considerado AIDS.
Desde 2012, o Protocolo de tratamento do Ministério da Saúde passou a recomendar o uso dos antirretrovirais para todas as pessoas portadoras do vírus HIV, e, não apenas para os doentes, como vinha ocorrendo, até então.
Importância do tratamento precoce
O tratamento precoce ajuda a evitar que os infectados pelo HIV desenvolvam a doença, o que, progressivamente, acaba por reduzir o número de doentes.
Os preservativos masculinos e femininos são importantes na prevenção do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, como é o caso da SÍFILIS, e são distribuídos em todas as Unidades de Saúde.
Para a realização de exames ao longo da semana é recomendado que a pessoa procure a Unidade de Saúde e/ou Centro de testagem e aconselhamento (CTA).
Sempre será necessário documento de identificação com foto e cartão SUS.
O CTA fica localizado na Rua Goiânia, nº 590, bairro Botafogo.
Fone: 3055-8484 / WhatsApp 99222.0624
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco / Divulgação
(RM)
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21