Esta quarta-feira, 16, é marcada pela realização do 10º Grito de Alerta. Produtores da regional Serra da Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul) e uma comitiva de agricultores de Bento Gonçalves e cidades vizinhas, lideradas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STRBG) através do coordenador da Regional e presidente da entidade, Cedenir Postal, já estão em Ijuí (foto) onde acontece o ato.
A concentração acontece na Praça da República com a chegada dos ônibus com os(as) agricultores(as) para a mobilização.
A abertura oficial com as falas das autoridades será às 9h. Em virtude das restrições impostas pela pandemia, não haverá grandes deslocamentos pelas ruas da cidade.
Grito de Alerta
Trata-se de um ato do meio rural que visa chamar a atenção da sociedade em geral para a realidade vivida pela agricultura e pela pecuária familiar no Rio Grande do Sul, que vem enfrentando sérias dificuldades para produzir alimentos e obter recursos para a sua própria subsistência.
Nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, os(as) agricultores (as) e pecuaristas familiares sentiram na pele os efeitos do aumento no custo de produção de todas as cadeias produtivas devido a forte alta em insumos como ração e os defensivos agrícolas, elevação no preço da energia elétrica – que muitas vezes não chega nas propriedades com qualidade e em quantidade que supra a necessidade -, desvalorização do salário mínimo e das aposentadorias, congelamento de recursos investidos na saúde e a falta de infraestrutura de internet, sinal de telefonia e de estradas em boas condições.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor