Na manhã desta terça-feira, 15 de fevereiro, o Programa ‘Sentinelas do Rádio’ da Rádio Difusora, recebeu o novo comandante do 3° Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas da Brigada Militar (3° BPAT), com sede em Bento Gonçalves, Tenente-Coronel Artur Marques Barcelos e também o novo subcomandante, Major Nelson Ceolan.
O tenente Artur, substitui o anterior comandante Luís Fernando Becker, que assume o 36° Batalhão de Polícia Militar, em Farroupilha.
A entrevista para o Programa Sentinelas foi a primeira concedida pelo novo comando da Brigada Militar em Bento Gonçalves. O 3° BPAT, com sede em Bento Gonçalves, atua em outros 24 municípios. Durante o programa, apresentado pelo repórter Antônio Sergio de Oliveira, da Unidade Móvel da Rádio Difusora, o Tenente-Coronel Artur Barcelos e o Major Nelson Ceolan, falaram a respeito da satisfação e é claro, do desafio em assumir o comando deste batalhão, de representativa atuação na segurança da população da Serra Gaúcha.
“Como faz parte da nossa carreira militar, com a ascenção, são muito comuns as mudanças de comando. Surgiu a oportunidade de vir para a serra, comandar o 3°BPAT. É um desafio e expectativa muito grande atender as demandas da comunidade, bem como seguir prestando serviços a ela. Estamos prontos para o trabalho”, declarou o novo comandante, que atua na Brigada Militar desde 1994.
No começo de sua trajetória militar, Artur atuou como oficial no 1° regimento de Polícia Montada, em Santa Maria. Posteriormente, durante 17 anos, atuou no 2° Batalhão de Policiamento de Choque. Antes de vir para Bento Gonçalves, onde passa a comandar o 3°BPAT, o tenente-coronel comandava a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar.
O novo subcomandante, Major Ceolan, ressaltou a importância de atuar no policiamento de áreas turísticas e contou um pouco da sua trajetória na área policial.
“A Serra Gaúcha para nós policiais é sempre um comando e desafio bem vindo para a nossa carreira, por ser um local de extrema importância para o estado, devido ao fato de o batalhão abranger 25 municípios. Aceitamos o convite de prontidão e fizemos questão de vir para Bento Gonçalves, onde vou atuar pela primeira vez profisisonalmente. Sabemos do desafio. Vamos precisar da proximidade e troca de informações com a comunidade, para que possamos alcançar os problemas e agir de forma proativa.”, declarou o subcomandante, Major Nelson Ceolan, que trabalhou por cinco anos na Polícia Civil, onde iniciou a sua tratetória policial no ano de 2003.
Logo após este período, Ceolan passou no concurso de oficial da Brigada Militar, corporação a qual iniciou os seus trabalhos na cidade de Soledade. Atualmente, o major comandava a Escola Militar Tiradentes, com sede em Passo Fundo. Na Brigada Militar, Ceolan também esteve a frente do batalhão com sede em Frederico Westphalen.
Foto: Central de Jornalismo / Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves