No último dia primeiro de fevereiro, iniciou a segunda etapa de inscrições escolares na rede municipal de ensino. Elas devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site da Prefeitura, e de acordo com os critérios previstos no edital lançado em outubro de 2021.
Ao acessar o link, a família deve preencher os campos com os dados solicitados, e posteriormente comprovar os dados preenchidos. Para o ano letivo deste ano, já foram efetuadas em torno de 4100 inscrições e os encaminhamentos já estão sendo realizados, tanto para vagas remanescentes, quanto para as compradas.
A escola de zoneamento é determinada pelo endereço da família, e, ao finalizar a inscrição a família, escola de zoneamento e a SMED recebem a ficha. Caso for da etapa de Educação Infantil (creche), a família deve comparecer a escola de primeira opção para a entrega e comprovação dos dados informados.
A documentação é analisada, seguindo os critérios previstos no edital. Caso seja selecionada, a família é comunicada a comparecer a escola para efetuar a matrícula.
A coordenadora do setor de vagas, Ediana Cimadon, comentou sobre a grande demanda dos pedidos de vagas.
“Com o início do Ano Letivo previsto para os próximos dias e a reabertura do sistema de inscrições, a demanda pelo atendimento cresceu. O setor de vagas está disponível para atender a população, esclarecendo dúvidas e dando orientações as famílias”.
Ediana salienta ainda que “na própria Secretaria realizamos inscrições para as famílias que não estão conseguindo realizar o acesso. Entendemos que existe a preocupação das famílias com relação às vagas e desde o início do ano já foi possível realizar diversos encaminhamentos.”
A secretária Adriane Zorzi comentou sobre o retorno para as inscrições.
“Para a Pré-escola e ensino fundamental, ao finalizarem a inscrição, a família deve aguardar o contato da escola. É neste primeiro contato que deve ser comprovado o endereço informado na inscrição. Caso a família não seja informada, a mesma pode entrar em contato com a SMED para verificar a possibilidade de vagas remanescentes ou até mesmo a compra de vaga”.
Para as vagas compradas, a SMED também solicita a comprovação de endereço, uma vez que está vaga será ofertada em caso de não haver vagas em seu zoneamento.
Zoneamento Estadual
As famílias que pertencem ao zoneamento Estadual, são orientadas a procurar a 16ª Corregediria Regional ou então podem realizar a inscrição no site da rede de ensino Estadual. Caso o Estado não consiga atender a demanda de alunos, a SMED busca junto as escolas do Município ou compra de vagas a colocação deste aluno. Esse processo é mais demorado, pois depende do encaixe de vagas.
Contatos SMED para vagas
O setor de vagas, que fica junto a SMED, auxilia as famílias por meio de WhatsApp, de telefone ou atendimento presencial. Além das famílias, o setor permanece em contato constante com as escolas da rede, auxiliando-os neste processo.
Setor de vagas fone/Whatts: (54) 3055-7252 / 3055-7253
Acesso para solicitação de vagas para matrícula http://matriculaonline.bentogoncalves.rs.gov.br/
Foto: Arquivo Ascom
Fonte: Asssessoria de Imprensa da Prefeitura
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21