O verão de 2022 tem sido marcado por pouca chuva e temperaturas elevadas, causando estiagem e muita preocupação por conta dos produtores rurais. Em janeiro foi publicado no Diário Oficial da União, o reconhecimento do governo federal, através da portaria nº 221, para o decreto de situação de emergência publicado pelo município em função da estiagem. Anteriormente, o decreto já havia sido homologado pelo Estado.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), agiu rápido, e tem realizado, desde janeiro, diversas ações para auxiliar as comunidades que sofrem com a falta de água. Até então, pelo menos 49 agricultores já receberam auxílio, desde a limpeza e construção de açudes, até a escavação de poços para captação de água.
O produtor rural Vinícios Dall Oglio, morador da Linha Paulina, em Faria Lemos, teve auxílio de máquinas para limpar e aumentar o tamanho do açude de sua propriedade.
“Eu fiz um encaminhamento para a Prefeitura fazer a limpeza do açude. Prontamente meu pedido foi aceito e tive o auxílio de máquinas. Com certeza com esse aumento vai aumentar a irrigação em todo o vinhedo e a quantidade de água vai triplicar. Essas ações são fundamentais, e estou muito contente por essa ajuda, que, com certeza, fará a diferença para termos bons resultados a um curto prazo de tempo”.
A produtora rural Donaide Szablewski, também moradora do distrito de Faria Lemos, destacou sobre a ajuda que tem recebido do governo municipal.
“A subprefeitura foi até a propriedade cavar para fazer um poço e achar água. Eles estavam dando auxílio para cavar e conseguir ter água para os animais e minha casa. O trabalho foi concluído e colocamos uma mangueira para puxar água até a casa. É um apoio importante porque os jovens têm ideia de continuar na agricultura”.
O agricultor João Carlos Sikorski, tem propriedades em Tuiuty e Faria Lemos, e nestes últimos meses também solicitou à Prefeitura ajuda para a construção de um poço em sua propriedade, com o objetivo de captar água.
“Nós solicitamos auxílio e conseguimos uma máquina que veio fazer um reservatório num local onde tem uma pequena vertente. Foi uma ajuda muito importante porque passamos por situações complicadas nos últimos tempos. O trabalho foi feito com rapidez e de forma excelente”, destaca.
O secretário da Agricultura Volnei Christófoli, comentou sobre os trabalhos e destacou que as solicitações deve ser feitas diretamente com a Secretaria de Agricultura.
“Estamos trabalhando forte para atender da melhor forma os nosso agricultores que tanto tem sofrido neste período da estiagem. É importante salientar que as pessoas que precisarem do serviço devem procurar a SMDA, para solicitar a limpeza de açude ou abertura de poços. As máquinas para esse tipo de trabalho são coordenadas e autorizadas somente com a Secretaria de Agricultura”.
Recentemente o município foi contemplado pelo Governo do Estado com recursos para construção de um poço na Linha Zemith e ainda em janeiro foi encaminhado para Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), ofício para habilitação do Município na primeira etapa do programa Avançar na agropecuária e no desenvolvimento rural- eixo estratégico Irriga + RS, visando à celebração de convênio que objetiva a construção de dez açudes, com dimensão aproximada de 1.600 m3 cada.
Pedidos de trabalhos junto à Secretaria
Os agricultores que necessitarem do serviço com máquinas terceirizadas podem solicitar diretamente através da Secretaria de Agricultura ou também na subprefeitura de seu distrito.
A Secretaria da Agricultura está localizada na Rua Marechal Deodoro, 70 – Centro
Atendimento: 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia
(às sextas-feiras é realizado expediente interno)
(54) 3055-7168
agricultura@bentogoncalves.rs.gov.br
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS