SMDA segue auxiliando agricultores durante a estiagem em Bento

Secretaria tem realizado, desde janeiro, diversas ações para auxiliar as comunidades que sofrem com a falta de água

O verão de 2022 tem sido marcado por pouca chuva e temperaturas elevadas, causando estiagem e muita preocupação por conta dos produtores rurais. Em janeiro foi publicado no Diário Oficial da União, o reconhecimento do governo federal, através da portaria nº 221, para o decreto de situação de emergência publicado pelo município em função da estiagem. Anteriormente, o decreto já havia sido homologado pelo Estado.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), agiu rápido, e tem realizado, desde janeiro, diversas ações para auxiliar as comunidades que sofrem com a falta de água. Até então, pelo menos 49 agricultores já receberam auxílio, desde a limpeza e construção de açudes, até a escavação de poços para captação de água.

O produtor rural Vinícios Dall Oglio, morador da Linha Paulina, em Faria Lemos, teve auxílio de máquinas para limpar e aumentar o tamanho do açude de sua propriedade.

“Eu fiz um encaminhamento para a Prefeitura fazer a limpeza do açude. Prontamente meu pedido foi aceito e tive o auxílio de máquinas. Com certeza com esse aumento vai aumentar a irrigação em todo o vinhedo e a quantidade de água vai triplicar. Essas ações são fundamentais, e estou muito contente por essa ajuda, que, com certeza, fará a diferença para termos bons resultados a um curto prazo de tempo”.

A produtora rural Donaide Szablewski, também moradora do distrito de Faria Lemos, destacou sobre a ajuda que tem recebido do governo municipal.

“A subprefeitura foi até a propriedade cavar para fazer um poço e achar água. Eles estavam dando auxílio para cavar e conseguir ter água para os animais e minha casa. O trabalho foi concluído e colocamos uma mangueira para puxar água até a casa. É um apoio importante porque os jovens têm ideia de continuar na agricultura”.

O agricultor João Carlos Sikorski, tem propriedades em Tuiuty e Faria Lemos, e nestes últimos meses também solicitou à Prefeitura ajuda para a construção de um poço em sua propriedade, com o objetivo de captar água.

“Nós solicitamos auxílio e conseguimos uma máquina que veio fazer um reservatório num local onde tem uma pequena vertente. Foi uma ajuda muito importante porque passamos por situações complicadas nos últimos tempos. O trabalho foi feito com rapidez e de forma excelente”, destaca.

O secretário da Agricultura Volnei Christófoli, comentou sobre os trabalhos e destacou que as solicitações deve ser feitas diretamente com a Secretaria de Agricultura.

“Estamos trabalhando forte para atender da melhor forma os nosso agricultores que tanto tem sofrido neste período da estiagem. É importante salientar que as pessoas que precisarem do serviço devem procurar a SMDA, para solicitar a limpeza de açude ou abertura de poços. As máquinas para esse tipo de trabalho são coordenadas e autorizadas somente com a Secretaria de Agricultura”.

Recentemente o município foi contemplado pelo Governo do Estado com recursos para construção de um poço na Linha Zemith e ainda em janeiro foi encaminhado para Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), ofício para habilitação do Município na primeira etapa do programa Avançar na agropecuária e no desenvolvimento rural- eixo estratégico Irriga + RS, visando à celebração de convênio que objetiva a construção de dez açudes, com dimensão aproximada de 1.600 m3 cada.

Pedidos de trabalhos junto à Secretaria

Os agricultores que necessitarem do serviço com máquinas terceirizadas podem solicitar diretamente através da Secretaria de Agricultura ou também na subprefeitura de seu distrito.

A Secretaria da Agricultura está localizada na Rua Marechal Deodoro, 70 – Centro
Atendimento: 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia

(às sextas-feiras é realizado expediente interno)
(54) 3055-7168
agricultura@bentogoncalves.rs.gov.br

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido