Nesta semana, a Biblioteca Pública Castro Alves iniciou o projeto Merendim Literário tendo como principal meta a confecção de 10 estantes com 150 livros que serão distribuídas em pontos do interior do município. A ação de descentralização visa ampliar o acesso à literatura e a leitura nas comunidades localizadas em zonas rurais.
O início do projeto está sendo realizado em três etapas. A primeira foi uma reunião com o diretor da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves para o auxílio de mão de obra para a produção das estantes. O encontro ocorreu na segunda-feira (07) e contou a presença da diretora da instituição a bibliotecária Paula Porto, a orientadora educacional, Cláudia Reffati Benatto, e o diretor da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, Volnei Zago. Na ocasião foi firmada a parceria a confecção da estantes pelos apenados.
“A ação entra em conformidade com um dos pilares da ressocialização, pois os apenados podem auxiliar em tarefas que visem o desenvolvimento social e educacional da comunidade e deles próprios. É muito positivo este olhar das instituições culturais para os diversos públicos que compõem a comunidade”, ressalta Zago.
As próximas reuniões serão com entidades que irão contribuir para a aquisição de livros e com o Secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Volnei Christófoli, e subprefeitos para as sugestões para a distribuição das estantes nas localidades do interior.
De acordo com Paula Porto o Merendim Literário traz uma meta de ampliar o diálogo com os diferentes públicos de Bento.
“Estamos desenvolvendo este projeto para contemplar as comunidades que vivem no interior do município. É nosso propósito ampliar o contato e o acesso ao livro para que alcance esteja à mão de grande parte da população. As estantes que irão conter livros infantis, juvenis e adultos, serão uma forma de ampliar o acesso e o estímulo à leitura”.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, coloca que o Merendim Literário:
“É um projeto de expansão. Ao descentralizarmos as ações, criamos dispositivos de acesso aos bens culturais de forma ativa já identificando-o no nome. Merendim é o lanche que se fazia embaixo dos parreirais e, nesta licença poética, evoca um momento de prazer, de esta em comunhão com coisas que possibilitam sensações gostosas como o livro e leitura proporcionam”.
Também ele destaca a união dos parceiros.
“É uma alegria de ver essa rede de parcerias se formando em prol da cultura. Ela é essencial para o desenvolvimento da cidadania e da geração de cidadãos críticos e autônomos”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)