Na noite de sexta-feira, dia 4, foi realizada, em Cotiporã, a 1ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores no ano de 2022. Na ocasião, os vereadores apresentaram, discutiram e aprovaram, por unanimidade, 14 projetos de lei, sendo 11 projetos de autoria do Executivo Municipal e 3 projetos do Legislativo.
Destaca-se que, nesta sessão, foram aprovados os projetos que permitem que o Poder Público conceda reajuste salarial para todos os servidores públicos do Executivo e Legislativo, bem como realize a revisão e aumento no padrão de alguns cargos.
A reposição salarial ocorre ainda neste mês de fevereiro, sendo de 10%, conforme a inflação dos últimos 12 meses. Para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica, o reajuste salarial será de aproximadamente 37%, considerando os 10% concedidos pelo Poder Público de Cotiporã e em torno de 27% no aumento do padrão de cargo, a fim de atingir o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN).
O reajuste salarial aos servidores cotiporanenses ocorria, em outros anos, no mês de maio e, em 2022, excepcionalmente, o reajuste foi antecipado, buscando valorizar os servidores.
Para o Prefeito Ivelton Mateus Zardo e Vice-Prefeita, Lenita Zanovello Tomazi, o reajuste salarial é fundamental, visto que, nos últimos dois anos, a Lei complementar federal nº 173/2020 impedia que os Municípios realizassem aumento em despesas com pessoal. A ação visa valorizar e incentivar o trabalho dos servidores públicos, que tanto se dedicam para garantir o desenvolvimento de Cotiporã.
Ressalta-se ainda que o percentual de reajuste foi fixado no Município com responsabilidade e cuidado, garantindo o equilíbrio financeiro das contas públicas.
Fonte e foto: Prefeitura de Cotiporã
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor