Presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, visita sindicatos da Serra

Reuniões de trabalho aconteceram nesta terça e quarta-feira com entidades de Farroupilha, Gramado e Bento Gonçalves

O roteiro de visitas do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a sindicatos da base passou pela Serra Gaúcha nesta terça e quarta-feira (01 e 02/02). O dirigente, que esteve acompanhado do vice-presidente Daniel Amadio e da assessora da presidência, Lauren Fernandes, realizou, ao longo dos dois dias, reuniões de trabalho com os Sindilojas de Farroupilha, Região das Hortênsias e Bento Gonçalves, Sindigêneros de Farroupilha e Sirecom Vinhedos. Na pauta principal, o fortalecimento da atuação em sistema, foco do trabalho da Fecomércio-RS em 2022, consolidando as parcerias entre Sesc, Senac e Sindicatos filiados à Fecomércio-RS.

Durante os encontros, Bohn reforçou a atuação da Fecomércio-RS para a sustentabilidade financeira dos sindicatos. “Nosso Núcleo de Negócios está sempre em busca de alternativas para geração de receita para os sindicatos. Contamos com um portfólio de serviços que podem ser aplicados pelas entidades, além de projetos como o Programa de Gestão de Sindicatos, que tem o objetivo de melhorar o trabalho e a atuação dos sindicatos”, compartilhou o presidente.

Farroupilha

Em Farroupilha, o encontro aconteceu na sede do Sindilojas com a presença do dirigente local, Cladir Bono, do presidente do Sindigêneros, Gilberto Nienow, e do integrante da diretoria Elenir Bonetto. Também participaram da reunião a gerente do Sesc e a diretora do Senac local, Grasiela Maria Savi e Evandra Scottá, respectivamente.

Scottá comentou sobre a parceria já realizada com o Sindilojas local, para a reserva de vagas em cursos do Senac, que são disponibilizadas a associados. “Podemos estender a ação também ao Sindigêneros”, comentou a gestora que também reforçou a importância da Rede Fecomércio de Educação, como uma forma de receita.

Nienow compartilhou que uma das preocupações da entidade é oferecer possibilidades de crescimento para as empresas da região. “Precisamos qualificar na contratação e na retenção de talentos dentro das nossas empresas, e a possibilidade de oferecermos formações aos nossos associados vai ao encontro desta demanda”, declarou o presidente.

Um dos projetos que vem sendo trabalhado pela Fecomércio-RS, o Representa+ também foi tema da reunião. O portal, que funcionará como espaço de consulta sobre Projetos de Lei estaduais e federais de interesse do terceiro setor, estará disponível para que sindicatos e empresários possam contribuir com seus pontos de vista de maneira a auxiliar a Assessoria Jurídica e Parlamentar na atuação e negociação dos projetos com os poderes públicos.

Gramado

Em Gramado, a comitiva da Fecomércio-RS foi recebida no Sindilojas Região das Hortênsias pelo presidente Guido Thiele e equipe diretiva. Representando o Sesc e Senac, os gestores locais, Gabriel Schüller e Daniela Barbosa, respectivamente, compartilharam ações já realizadas em parceria com o sindicato.

Bohn iniciou a reunião parabenizando Thiele pela dedicação ao sindicato e por aplicar as sugestões da Fecomércio na entidade, recordando que o Sindilojas Região das Hortênsias foi um dos participantes do Programa de Gestão de Sindicatos.

O Portal de Compras também foi pauta do encontro. Shüller explicou que o espaço foi criado para facilitar o acesso e a participação de empresários locais nas licitações de compras de Sesc e Senac. “Pela ferramenta, as empresas se cadastram como fornecedoras, informando os produtos e serviços que têm a oferecer e são notificadas quando um novo certame é aberto. O processo de cadastro é bem intuitivo, há três vídeos que explicam como se cadastrar, como enviar uma proposta e como participar dos processos. Já capacitamos o Sindilojas sobre o funcionamento da plataforma e juntos estaremos à disposição dos nossos parceiros locais”, comentou o gerente.

Barbosa também reforçou a parceria na realização de cursos para os associados e os descontos em formações do Senac que estão disponíveis para que o sindicato possa oferecer como benefício na associação.

Bento Gonçalves

Já em Bento Gonçalves, o encontro foi com o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, que acompanha a comitiva da Fecomércio-RS, sua equipe diretiva e ex-presidentes Décio Ferrari e Plínio Mejolaro, além do presidente do Sirecom Vinhedos, Elvio Ranzi. O gerente do Sesc local, Jacques Fachinelli, e a diretora do Senac local, Rosângela Jardim, também participaram da reunião.

Na ocasião, Bohn reforçou aos presentes que a Federação, Sesc, Senac e os sindicatos existem pela defesa dos empresários e, por isso, é cada dia mais necessário que a atuação em rede das instituições trabalhe em prol de oferecer serviços e soluções de qualidade para o bem-estar e a qualificação profissional dos gestores das empresas locais e seus funcionários.

Os dirigentes do Sesc comentaram sobre os serviços da Fecomércio-RS que estão disponíveis para que os sindicatos ofereçam a seus associados e sobre a parceria orgânica que os braços da Federação têm na região.

Moreira lembrou ainda dos diversos cursos da Rede Fecomércio de Educação, já em parceria com o Sindilojas e as oportunidades que vão surgir com a nova Escola de Gastronomia do Senac Bento Gonçalves que será inaugurada em abril. Ranzi parabenizou a atuação de Sesc e Senac pela dedicação e empenho em atender os empresários e trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo da região.

Ao final do encontro Amadio se dirigiu à sua equipe para reforçar o apoio e a preocupação da Fecomércio com a sustentabilidade econômica e financeira dos Sindicatos, exemplificando cursos e serviços que foram criados pela Federação como forma de profissionalizar os sindicatos e oferecer uma fonte de receita. “Há opções de serviços como o DPO Digital que é voltado à LGPD, Consultoria em vendas, Treinamentos para equipes dos sindicatos, e muitos outros serviços. Ou seja, temos diversas possibilidades e um 2022 promissor pela frente, cabe a nós sabermos como aproveitar”, completou Amadio.

Nesta semana, a comitiva ainda passará por Santo Ângelo, Três de Maio, Três Passos, São Luiz Gonzaga e São Borja.

Fonte: Moglia Comunicação Empresarial

Foto: Bruna Machado

error: Conteúdo Protegido