Moradores do entorno do lago Fasolo, no bairro Progresso, em Bento Gonçalves amanheceram nesta sexta-feira, dia 28, com mais um episódio de mortandade de peixes no local. Segundo a página Lago Fasolo, criada por moradores para denunciar o caso na rede social Facebook, foram encontradas mortas nesta manhã uma carpa de cerca de oito quilos, além de tilápias, cascudos e jundiás buscando oxigênio.
A mortandade de peixes e o mau odor do local causam dor de cabeça aos moradores próximos e já um problema histórico do município, que a cada ano ganha mais capítulos.
Em junho de 2021, a Frente Parlamentar em Defesa do Lago Fasolo, da Câmara Municipal de Vereadores, se reuniu para discutir alternativas para resolução do problema. Entre as possibilidades legais, está a de desapropriação da área, competências ou impedimentos, e procedimentos para encaminhamentos e trâmites.
No ano de 2013 foi feito um acordo entre Prefeitura, a empresa responsável pelo Lago e a Corsan. Na época o Ministério Público definiu que a Corsan daria prosseguimento ao serviço. Apesar de o espaço ser da iniciativa privada é dever da companhia, conforme acordo, a canalização do esgoto das residências próximas, para evitar o despejo de efluentes no local.
Central de Jornalismo Difusora
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO MONTE VERDE, EM FARROUPILHA
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR RECEPTAÇÃO DE CAMINHÃO NA ERS-122, EM FARROUPILHA
Rota dos Capitéis, em Monte Belo, inaugura sinalização destacando a fé como identidade cultural da Serra