O Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul elegeu por consenso o professor Dr. Gelson Leonardo Rech como reitor da UCS para a gestão 2022-2026. Ele vai comandar a reitoria da Universidade ao lado do professor Asdrubal Falavigna, eleito vice-reitor.
A escolha ocorreu na última terça-feira, 25. O anúncio foi realizado pelo presidente da Fundação, José Quadros dos Santos. Os professores Dr. Alexandre Vieceli e Dr. Dagoberto Vanoni de Godoy também concorriam ao pleito.
O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, destacou a maneira respeitosa do processo eleitoral e a serenidade na escolha do futuro reitor e vice-reitor. “A escolha se deu de maneira colegiada, e todos os conselheiros procuraram harmonizar seus votos e buscar o consenso. Não houve votos dissonantes, não houve discussões neste gênero, e, sim, no sentido de buscar a convergência”, anunciou Quadros, acompanhado do vice-presidente da Fundação, Mauro Bellini, que caracterizou o processo eleitoral como de alto nível, em termos de discussão e propostas.
“Agradecemos a confiança depositada pelo Conselho Diretor à nossa candidatura. Saudamos nossos colegas que participaram do pleito. Reafirmamos o nosso compromisso de conduzir a UCS para que seja a melhor Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul, enquanto uma liderança na promoção do conhecimento, com forte política de cooperação internacional e integração social, promovendo um ambiente organizacional com elevado índice de satisfação da comunidade universitária, formada por nossos professores, alunos e colaboradores. Temos como horizonte a excelência acadêmica, o desenvolvimento tecnológico e a transformação digital”, destacaram, em nota, o reitor e o vice-reitor eleitos.
O reitor eleito, professor Dr. Gelson Leonardo Rech, e o vice-reitor eleito, professor Dr. Asdrubal Falavigna, após tomarem conhecimento do resultado, foram até a sala dos Conselhos, no Bloco A, do Campus-sede, local que acolheu a votação, para agradecer a confiança depositada pela Fundação.
“É uma alegria termos recebido a unanimidade dos votos, isso aumenta, obviamente, nosso compromisso. O conselho confia plenamente em nós. Nossa relação com o Conselho é tranquila, sempre foi, enquanto professores, enquanto gestores, e continuará sendo respeitosa e de muita entrega. A responsabilidade é gigante! Professor Asdrubal e eu pensamos muito quando escrevemos nossas propostas e queremos cumpri-las. Acreditamos que além da confiança, agora declarada pelo conselho, temos uma experiência e uma virtude, força interior de conhecimento para executar nossos objetivos”, declarou Rech, destacando que o objetivo é tornar a UCS a melhor Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul.
“O que a gente colocou no planejamento estratégico não é nada futurista, é algo palpável, algo que vai acontecer, e a gente conta sempre com o auxílio de todos da comunidade acadêmica, funcionários e, logicamente, da Fundação, para que, trabalhando juntos, a gente atinja todas as metas, o que é melhor e bom para a nossa instituição”, ressaltou Falavigna.
O mandato do reitor e do vice-reitor eleitos, de quatro anos, se inicia em maio de 2022, quando ocorre a solenidade de posse.
Currículos
Gelson Leonardo Rech é professor Doutor da Universidade de Caxias do Sul desde 2003. Atualmente, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Educação na UCS. Na Universidade, responde pela Chefia de Gabinete da Reitoria.
Na Fundação, já atuou na gestão do Hospital Geral de Caxias do Sul, de 1997 a 2005; e como diretor-executivo da FUCS, de agosto de 2019 a novembro de 2021. De 2011 a 2014, trabalhou como membro técnico da Comissão de Qualificação dos Cursos de Graduação da UCS.
Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, é especialista em Administração Estratégica de Serviços pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com curso de aperfeiçoamento em Gestão Hospitalar. É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.
Entre as áreas de investigação acadêmica, estão Filosofia da Educação, História da Educação, com olhar sobre a imigração italiana, a educação étnica e acervos, e Epistemologia.
Asdrubal Falavigna é professor Doutor do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida. Na UCS, já atuou como coordenador da graduação em Medicina, de 2008 a 2016, e como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.
Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), cursou Neurologia no Serviço de Neurologia da PUCRS, como pré-requisito em Neurocirurgia. Tem especialização em Neurocirurgia, na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Hospital São José. Manteve associação com a Columbia University; Presbyterian Hospital – Nova Iorque, no ano de 1995 e 1996.
Mestre em Medicina (Neurocirurgia), pela Universidade Federal de São Paulo , é doutor em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo. Coordena a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Neurologia-Neurocirurgia desde 2004.
Entre as áreas de atuação e investigação acadêmica, estão Ciências da Saúde, Medicina, Neurologia, Neurocirurgia e Anatomia Humana.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UCS
Foto: Claudia Velho / Divulgação
(RM)
Gabriel Souza atualiza prefeitos da Serra sobre obras em rodovias
Com queda nos índices de mortes violentas, primeiro semestre de 2025 aponta para um ano mais seguro que 2024
Rio Grande do Sul tem recorde em abertura de empresas no primeiro semestre de 2025