Nesta segunda-feira, 24, após uma ampla análise da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, com base em relatório de perdas do escritório da Emater/Ascar, a Prefeitura de Pinto Bandeira oficializou o Decreto de Emergência em razão da estiagem.
O prejuízo com o déficit hídrico leva em conta o período de novembro de 2021 até janeiro de 2022 e as perdas financeiras estimadas ultrapassam R$ 30 milhões. As principais culturas afetadas são milho e feijão (25%) uva, pêssego, ameixa e caqui (20%)
São 450 famílias atingidas e a estiagem pode trazer reflexos na diminuição das próximas produções. O relatório da Emater teve ainda a participação da Secretaria Municipal da Agricultura, Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural da Serra Gaúcha.
São mais de 300 cidades com a homologação da situação de emergência no Rio Grande do Sul e este status, possibilita benefícios de ajuda humanitária, como repasse de recursos e auxílio em obras de restabelecimentos por meio de planos de trabalho.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Foto: Arquivo Rádio Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor