Esquema vacinal para crianças é o mesmo recomendado para os adultos: duas doses aplicadas em um intervalo de 28 dias
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu autorizar a aplicação da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, incluindo um veto ao uso em pessoas com baixa imunidade.
A decisão foi unânime. Ao todo, cinco diretores votaram a favor da liberação: Meiruze Sousa Freitas, Alex Machado Campos, Rômison Rodrigues Mota, Cristiane Rose Jourdan e o próprio diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.
Confira os principais pontos da decisão:
A CoronaVac está liberada para público entre 6 e 17 anos. Não pode ser aplicada imunossuprimidos, que são pessoas com baixa imunidade. Aplicação está liberada para público com comorbidades (doenças ou condições prévias que agravam a Covid-19).
Imunização será em duas doses aplicadas em intervalo de 28 dias. Vacina é a mesma usada em adultos, sem adaptação de versão pediátrica. Anvisa não determinou quando começa a vacinação: distribuição de doses, cronograma e alteração de planos dependem dos estados e do Ministério da Saúde.
Até pouco antes das 13h, votaram a favor os diretores Meiruze Freitas (relatora), Alex Machado Campos e Romison Rodrigues Mota, formando maioria pela aprovação. Ainda votam na sessão: Cristiane Jourdan e Antônio Barra Torres.
A decisão foi tomada na análise do segundo pedido apresentado pelo Instituto Butantan para liberação do imunizante contra a Covid-19 para crianças. O Butantan buscava licença para imunizar a faixa a partir de 3 anos, mas a agência optou por aguardar até que mais estudos sejam apresentados sobre crianças abaixo dos 6.
O primeiro pedido do Butantan foi enviado em julho de 2021 e foi negado porque os dados dos estudos apresentados naquele momento foram considerados insuficientes. A segunda solicitação foi protocolada em dezembro e, desde então, Anvisa e Butantan realizaram uma sequência de reuniões e mais de 10 estudos sobre o imunizante foram entregues para a agência.
Fonte: O Sul
Foto: Reprodução O Sul
(RM)
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro