De acordo com a museóloga Deise Formolo, a publicação do livro traz um mosaico de ligações de diversas etnias que compõem o município. “Para além do patrimônio edificado de Bento Gonçalves, a pesquisa e o livro são os resultados de vivências e de estudos profundos da vida que se fez em Bento Gonçalves. Nesta empreitada foi possível investigar, constatar e registar para além daquilo que já tinha sido feito em 1994”.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, destaca que a obra promove uma viagem as origens. “O livro Laços Patrimoniais já nasce clássico e de referência. A partir do inventário de 1994, a equipe do Museu do Imigrante pode ampliar o seu escopo ressaltando as diversas etnias que compôs Bento Gonçalves, bem como, refirmar valores e identidades destes 131 anos de emancipação”.
“Laços Patrimoniais: construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves” configura-se em um projeto de educação patrimonial, selecionado no Edital SEDAC nº 01/2019 “FAC Educação Patrimonial”, com financiamento de R$ 50 mil (cinquenta mil reais) pela Secretaria de Estado da Cultura e contrapartida de R$ 20 mil (vinte mil reais) da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.
A equipe principal do projeto é composta por servidoras da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves: Secretaria de Cultura – Museu do Imigrante, Secretaria Municipal de Educação, representantes do curso de Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul, um fotógrafo e um historiador, ambos contratados, bem como parcerias com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural e Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana.
A equipe do Museu do Imigrante produziu um tutorial sobre como pode ser explorado o livro digital e pode ser acessado por meio deste link: https://www.youtube.com/watch?v=3jbYosHTBwc
O livro virtual pode ser conferido por meio deste link: encurtador.com.br/jCHIV
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
(RM)
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros