Além da entrega de folders explicativos e orientação sobre aspectos da saúde mental, são realizados ainda encontros entre pequenos grupos, onde são trabalhados os aspectos anímicos de cada um. Atualmente, conforme explica Natália, as mulheres são as que mais têm procurado os espaços em busca de auxílio psicológico. “Estamos num período bastante atípico, e as mulheres que estão passando por conflito pessoal, seja alguma perda familiar, destacando a questão do luto, ou que estejam por problemas de dependência química, em especial o álcool, é que estão pedindo ajuda. Se fosse em outros tempos eu diria que a demanda seria maior de crianças e adolescentes. Mas hoje mudou um pouco o cenário e muita coisa aconteceu nesse período de pandemia”.
Os grupos de saúde mental são realizados mensalmente, sendo divididos em três grupos. Dois voltados para o público adulto e um para adolescente, nos turnos da manhã e tarde. Os encontros ocorrem na UBSs, sempre acompanhados de um psicólogo para realizar as orientações.
A psicóloga salienta ainda que “em todas as unidades de saúde temos a atuação de pelo menos um psicólogo, e a pessoa precisando de algum suporte pode procurar unidade que sempre terá alguém da equipe para acolher, e havendo necessidade será encaminhado para o NASF-AB.
A psicóloga Sara Dalfovo Buffon de Moraes, que também atua na saúde pública do município, destacou sobre as ações realizadas nas UBSs. “É super importante ter o Janeiro Branco. Entender isso e sensibilizar a população sobre saúde mental é parte fundamental do nosso trabalho como psicólogos. Assim como validar para as pessoas esse sofrimento”.
Ela salienta ainda que “saúde é uma só, e é importante ficarmos bem fisicamente e também no aspecto mental, com nosso psicológico saudável. Trabalhamos diferentes ações junto à população que busca a nossa ajuda. Me sinto orgulhosa de fazer parte de uma equipe tão maravilhosa”.
Sobre o Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha com o objetivo de chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que estimulam a conscientização da prevenção do câncer de mama e de próstata, respectivamente, o Janeiro Branco surgiu com objetivos semelhantes. A meta dessa campanha é estimular a compreensão de que, igual ao físico, a mente também requer cuidados especiais.
Estudos recentes (e produzidos por diferentes tipos de instituições sociais em vários países do mundo), chamam a atenção para o importante desafio que a humanidade não pode mais desprezar: é urgente a criação de uma cultura da Saúde Mental em meio a todas as relações das quais os seres humanos participam.
Onde buscar ajuda
Quem deseja auxílio deve procurar sua unidade de referência para avaliação médica e, então, será encaminhado para a psicologia.
Unidade de Saúde distribuídas territorialmente no município;
Centros de Atenção Psicossocial – CAPS II, CAPS AD e CAPSi
UPA24h (exclusivamente para situações de emergência e risco)
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação ASCOMBG
(RM)
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha