Na tarde desta sexta-feira, 14, aconteceu a solenidade oficial de inauguração da agroindústria familiar Vinhos Foresti, na Linha Palmeiro, interior de Pinto Bandeira. A legalização para atuar como vinícola colonial já estava aprovada há dois anos, mas a liberação do alvará recente possibilitou a formalização que culminou ainda com o descerramento de uma placa para início das atividades do varejo da família.
O proprietário é o viticultor Vanius Foresti, que juntamente com esposa e filhas, administra a vinícola. Na última safra foram produzidas mais de 200 toneladas de uva, sendo 30 delas destinadas a elaboração de vinho conforme determina a legislação do Programa de Agroindústria Familiar do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (20 mil litros). O restante é entregue em outras indústrias da região.
Neste 2022 a estimativa é menor em razão da estiagem. Além da quantidade de vinhos elaborados, a família poderá comercializar em feiras, cooperativa ou na propriedade.
Participaram do ato o prefeito e vice de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari e Adilso Salini; Secretários Municipais, Vereadores, representantes da Emater, Embrapa Uva e Vinho, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; os presidentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, com extensão de base em Monte Belo, Pinto Bandeira e Santa Tereza, Cedenir Postal e do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elson Schneider; do Sicredi do Município, entre outras autoridades.
Saiba mais sobre a Vinícola Foresti AQUI.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor