Na tarde de sexta-feira, dia 7 de janeiro, o 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) da Brigada Militar, com sede em Bento Gonçalves, apresentou o balanço da criminalidade em sua região de abrangência, referente ao ano de 2021. Os dados foram apresentados pelo comandante do batalhão, tenente-coronel Luís Fernando Becker, e pela comandante da 1ª Cia, capitã Estefanie Fagundes Gomes Caetano.
Foram comparados dados de 2021, com relação ao ano anterior, dos tipos criminais de Roubos a estabelecimentos comerciai, pedestres, veículos e residências, e homicídios, além da produtividade do batalhão como apreensão de drogas e armas e prisões. Os dados foram apresentados de forma geral, da região de abrangência do batalhão, que compreende 25 municípios, além dos índices de Bento Gonçalves, sede do 3º BPAT.
Conforme os dados gerais apresentados houve redução em quase todos os índices criminais na região de abrangência, exceto os crimes de roubo a pedestre e homicídios, que tiveram alta de 0,68% e 17,46% respectivamente. Confira no quadro abaixo:
Quando se fala especificamente de Bento Gonçalves, houve um acréscimo no número de homicídios, mas o que chama a atenção foram os dados de roubos a pedestres, que mais do que dobraram em comparação ao ano de 2020. Isso pode ser explicado pelo fato de que no ano anterior, ocorreu o período de maior restrição da pandemia, onde o comércio, por exemplo, por diversas vezes atuou de portas fechadas e, consequentemente reduziu o número de pessoas nas ruas do município. Veja a comparação:
Produtividade do 3º BPAT em 2021
Em 2021 foram abordadas 66.663 pessoas, 36.248 veículos fiscalizados, realizadas 2.307 prisões, 95 foragidos recapturados, apreendidas 127 armas e 124 kg de drogas, em toda a região de abrangência do batalhão. Desse total, somente em Bento Gonçalves foram 16.224 pessoas abordadas, 8.413 veículos fiscalizados, 730 prisões, 67 armas apreendidas, 34 foragidos da Justiça recapturados, e 82 quilos de drogas retirados de circulação.
Ações e operações
Além disso ainda foram realizadas operações em conjunto com efetivos de outro municípios e outros órgão de segurança, como a Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito (DMT), entre outros. Dentre essas ações destacam-se Ação de presença na área central de Bento (Base Móvel), Operações de prevenção e repressão (barreiras e blitzes) através da Força Tática/ Rocam / Rural, Ações sociais de proximidade com a sociedade, Operação “Sentinela”, palestras sobre segurança no trânsito, Operação Nacional Maria da Penha, Visitas Comunitárias, entre outros.
Patrulha maria da Penha
Nas oportunidade foi apresentado o efetivo permanente da Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar de Bento Gonçalves, para o atendimento de ocorrências, acompanhamento de vítimas de violência doméstica e familiar, e principalmente no monitoramento do cumprimento de medidas protetivas. O efetivo permanente será composto pelos soldados Mateus Wagner, Patrícia Reolon (foto) e Michael Robson Klering.
Confira a apresentação completa no link: file:///C:/Users/Jornalismo1/Downloads/Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Fechamento%202021.pdf
Central de Jornalismos / Unidade Móvel Difusora
(KPJ
Mais uma edição da maratona nas estradas do “Caminho do Pe. João Schiavo” em novembro de 2024
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul participa da 1ª Conferência Intermunicipal da Economia Solidária
Santa Tereza: Randoncorp atua na construção de Ponte destruída pelo Arroio Marrecão