A chuva que atinge boa parte do estado do Rio Grande do Sul, mas principalmente e Região da Serra Gaúcha, incluindo Bento Gonçalves, na tarde desta quarta-feira, dia 5 de janeiro, representa alívio para os produtores rurais, mas os estragos causados pela forte estiagem até aqui são irreparáveis.
A Rádio Difusora vem recebendo diversos relatos nos últimos dias de prejuízos causados pela forte seca principalmente na área da viticultura. Na última segunda-feira, o produtor rural Paulo Tonello, encaminhou um vídeo mostrando os estragos nos parreirais de sua propriedade, localizada na Linha Buratti. A seca está causando não só a perda da uva, mas sim a morte da planta, o que é representa prejuízos para mais de uma safra.
Já nesta quarta-feira, dia 5, foi a vez da produtora Ana Bortolini, que tem propriedade na Linha Paulina, e que também vê a safra da uva deste ano completamente comprometida pela falta de uma sequência de chuva. No local as uvas estão muchas e a folhagem da parreiras completamente secas.
Ações para minimizar efeitos da estiagem são realizadas no Município:
Nesta terça-feira, dia 4, foi realizada, na Prefeitura, uma reunião com a equipe da Secretaria de Agricultura e Subprefeitos. Na pauta, as ações realizadas para minimizar os efeitos da estiagem. Estiveram presentes o prefeito, Diogo Siqueira, vice-prefeito, Amarildo Lucatelli, secretário Volnei Christófoli, adjunto Antônio Somensi, coordenador dos distritos, José Bertuol, subprefeitos de Tuiuty, Tiago Coser, do Vale dos Vinhedos, Marciano Batistello e de São Pedro, Leonildo Cavalet.
Tuiuty
Em Tuiuty, os trabalhos iniciaram ainda no mês de dezembro, atuando no auxílio para escavar mini reservatórios em localidades mais prejudicadas. A subprefeitura também atua fortemente para auxiliar as famílias que estão sem água potável como em Verissimo de Mattos, Linha Marfisa e KM2. Ainda no fim de 2021, foi realizada uma reunião com as famílias e Corsan para tratar sobre a situação. “Estamos atuando no distrito e cobrando o envio da água potável para essas famílias. Entendemos que o momento é de cuidado, a chuva ainda não foi suficiente para amenizar a situação. Vamos continuar com as ações, ainda nesta semana será encaminhado um caminhão para comunidade da pedra lisa”, destaca Coser.
Vale dos Vinhedos
No Vale dos Vinhedos três propriedades necessitaram água para produção. “Ao longo desses dias foram três pedidos de água para tratamento de vinhedos no 06 da Leopoldina e também para levar água até a Linha Zemith, onde tem produção de morangos. Essa água foi transportada por um caminhão pipa e também tivemos o auxílio do Corpo de Bombeiros”, salienta o subprefeito.
São Pedro
Sobre a situação em São Pedro, o coordenador dos Distritos ressaltou que “estamos orientando os moradores a economizarem água, e caso alguém precise fazer um reservatório a Secretaria de Agricultura irá disponibilizar uma máquina para isso. Estamos acompanhando atentamente a situação com a população”.
Faria Lemos
A subprefeitura atua com prioridade na limpeza de reservatórios, abertura de valas e segue monitorando a situação.
Informações com a secretaria de Agricultura no 3055-7170.
Central de Jornalismo / Unidade Móvel Difusora
(KPJ)
Natal Bento: primeiro final de semana será marcado pela apresentação do Grupo Tholl
Natal Bento inicia com a fábrica de encantos na Via Del Vino e reúne milhares de pessoas
PRF PRENDE MOTORISTA DE CAMINHÃO QUE DIRIGIA SOB EFEITO DE SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS NA BR 470, EM BENTO GONÇALVES