Estiagem causa prejuízos para a viticultura em Bento

A forte estiagem que atinge o estado do Rio Grande do Sul, especificamente a região Nordeste, vem afetando diversos setores, principalmente a agricultura. Em Bento Gonçalves, por exemplo, o setor vitícola vem sendo bastante prejudicado pela falta de chuva.

Na terça-feira, dia 28, a reportagem da Rádio Difusora recebeu o relato de viticultores da família Flamia, na comunidade de São Valentim 96, linha Ferri, distrito de Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves, que está com a safra ameaçada devido a falta de chuva. Grande parte dos parreirais já está perdido e não deve dar frutos nesta safra.

Segundo informações, em 2019, a estiagem causou grandes perdas para a viticultura, mas nada se compara a este ano. Em imagens enviadas à reportagem é possível perceber o estrago que a falta da chuva está causando nos parreirais.

Segundo os proprietários não há previsão de colheita, nem se haverá a colheita da uva. A estiagem é ainda pior do que o granizo para os agricultores, pois o granizo acaba causando prejuízo para a fruta, mas mantém a planta, que pode ser recuperada em uma próxima safra. Já a seca pode causar a perda da planta. A família Flamia é proprietária da primeira agroindústria familiar de vinho colonial de Bento Gonçalves, a Picola Cantina.

Central de Jornalismo / Unidade Móvel Difusora

Imagens: família Flamia

(KPJ)

error: Conteúdo Protegido