O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, com sede em Bento Gonçalves, nesta segunda-feira (27), combateu dois incêndios em vegetação no interior do município de Santa Tereza.
O primeiro por volta das 11h, na localidade de Linha Cesca, onde o fogo foi causado pela queda de cabos de energia elétrica na vegetação seca e dado início ao fogo, que logo se alastrou para o mato e colocando em risco de atingir um parreiral. A guarnição compareceu no local e realizou o combate ao fogo com a ajuda de agricultores, onde foi utilizado tratores com pulverizadores com água para controlar as chamas. Foi usado aproximadamente 15.000 litros de água do combate que durou cerca de 1h.
O segundo combate ao incêndio em vegetação, por volta das 12h, quando a guarnição de serviço deslocou até a localidade de Linha Bento, entre Santa Tereza e Santa Bárbara, em uma vegetação de plantação de eucaliptos, onde o fogo atingiu a copa das árvores, sendo utilizado aproximadamente 60.000 litros de água no controle e combate as chamas.
O fogo de grandes proporções assustou os moradores, sendo necessário o apoio de um caminhão tanque de propriedade do senhor Vagner Haase, além de trator e tanque agrícola de Diogo Remus como apoio. A Prefeitura deu suporte desde o começo do sinistro, especialmente com acompanhamento do secretário de Obras e Agricultura, Alcheres Engeroff.
A guarnição de serviço conseguiu controlar o fogo quatro horas após o início do combate. Não houve feridos nos incêndios. A causa do segundo incêndio pode ter sido oriunda de uma queimada.
O Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves adverte que realizar queimada é crime ambiental, previsto em Lei de Crimes Ambientais e no Código Penal Brasileiro.
A orientação é que não realizem queimada de nenhum material ou vegetação, e ADVERTE, o período é de estiagem onde a vegetação seca proporciona um alastramento muito rápido do fogo, que poderá colocar em risco vidas humanas e de animais, além do patrimônio público e privado.
Estatística:
No período de 01/12/2021 até 27/12/2021 o Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves já combateu 35 incêndios em vegetação em sua área de ação.
Fonte: Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves
Alunos da EMEF Anselmo Luigi Picolli, em Bento, apresentam projeto ecológico no Inova Bento
Missa no Santuário de Caravaggio marca o envio da equipe de coordenação da Região Pastoral de Farroupilha
Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil