Na tarde da terça-feira, 21, a diretoria executiva da Atuaserra, Instância de Governança Regional Uva e Vinho foi surpreendida com o telefonema do Secretário de Turismo do Estado do RS, Ronaldo Santini, que trouxe a mensagem sobre a assinatura do termo de parceria com a entidade, para a execução do projeto intitulado “Apoio ao desenvolvimento do Roteiro Termas e Longevidade – Serra Gaúcha – Destino Uva e Vinho”.
Com um macro objetivo de renovar a comunicação, o objeto do projeto é “Fortalecer a integração regional entre os cinco municípios do Roteiro Termas e Longevidade – (Protásio Alves, Nova Prata, Vila Flores, Veranópolis e Cotiporã) executando peças promocionais através de: contratação de atriz, nascida na Região, resultando 05 vídeos de 60 segundos para cada município; produção de 01 vídeo de 5 minutos para o roteiro integrado Termas e Longevidade; Criação de outdoor e locação de espaço na Grande Porto Alegre; Contratação de fotógrafo para renovar o banco de imagens (4000 fotos); Coordenação do desenvolvimento do projeto”.
O evento de assinatura, escolhido pela Secretaria Estadual de Turismo do RS, será na Vila Capuchinhos, às 16h de quinta-feira, dia 23 de dezembro. Santini justificou que estará em viagem para Lagoa Vermelha, para as comemorações natalinas em família, tendo em Vila Flores, trajeto de percurso, o local propício para o ato de formalização da parceria.
O momento será marcado pela participação de prefeitos e secretários de turismo dos municípios de Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores.
Na oportunidade, Sabrina Spiandorello Cardoso e Juliano José Brandalise, presidente e vice-presidente da Atuaserra respectivamente, juntos ao Secretário Santini, firmarão o Termo de Parceria, documento que formaliza o repasse do valor de R$ 172.000,00 à entidade, que coordenará a execução do projeto, juntamente com as lideranças do Termas e Longevidade.
A Consulta Popular RS
O Rio Grande do Sul desde 1998 promove a Consulta Popular, momento em que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado.
Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. A verba é distribuída entre as 28 Regiões do Estado, de acordo com critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Assembleias Públicas Regionais, Assembleias Públicas Municipais e Assembleias Regionais Ampliadas.
Nos encontros é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos na votação da Consulta Popular.
As demandas apresentadas no projeto, foram efetivamente as escolhidas pelos agentes locais, visando contribuir para o sucesso e a manutenção das parcerias locais.
Com a contemplação na Consulta Popular 2019 e, decisão em assembleia do Corede Serra, decidiu-se como proponente a Atuaserra para executora do Projeto. Na época, realizou-se reunião com o grupo gestor do Termas e Longevidade para definir os objetos a serem contemplados e constantes no plano elaborado.
O Termas e Longevidade
As cidades de Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores, possuem identidade cultural bem definida e promovem-se através das águas termais e da longevidade que ocorre em todas as comunidades.
Seus produtos âncoras e diferenciados são o complexo turístico do Parque Caldas de Prata, a Pousada Vila Capuchinhos, o Filó de Vila Flores, a Torre Mirante da Serra e Restaurante Giratório de Veranópolis e as atividades de aventura e natureza junto a Cascata dos Marins, em Cotiporã.
Desde 2005, o grupo gestor é responsável por elaborar todos os seus materiais coletivamente, realizam os eventos sempre em parcerias, participam de feiras e outras modalidades de cooperação que envolvem capacitações, visitas técnicas, orientações e reuniões com agendas mensais.
Os cinco municípios do Termas e Longevidade atuam conjuntamente nas ações de mercado e do desenvolvimento harmônico de forma integrada. Diante disso, há muitos esforços empreendidos para obtenção de verbas que possibilitem a execução de seu plano estratégico.
Fonte: Sene Comunica
Foto: Reprodução termaselongevidade.com.br
(RM)
Audiência Pública sobre deslizamentos na região e cheias do Rio das Antas é realizada no Salão Comunitário da Linha Alcântara, no interior de Bento Gonçalves
ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE DE MOTO NA ZONA NORTE DE CAXIAS DO SUL
GUARDA CIVIL MUNICIPAL RECUPERA MOTO FURTADA NO EUCALIPTOS, EM BENTO GONÇALVES