Antes de mais nada é necessário saber: para que você emagreça no verão, ou em qualquer outra época do ano, é preciso manter um déficit calórico. Mas, afinal, o que isso significa? Nada mais é do que o estado em que nosso organismo se encontra quando consumimos menos energia do que gastamos.
Isso porque, todos os alimentos possuem calorias. Uns menos e outros mais. Por outro lado, qualquer atividade física que você realize vai auxiliar o corpo a gastar essas calorias. Quanto mais intenso for o exercício, maior será o consumo. Portanto, à grosso modo, é correto afirmar que ingerir pouca comida e realizar bastante exercício fará com que você emagreça no verão.
No entanto, é preciso ressaltar que apostar em dietas agressivas e exagerar na intensidade das atividades pode ser prejudicial para a saúde. E costuma, inclusive, ter efeito reverso. Causando compulsões que te impedem de queimar o excesso de gordura corporal.
Sem falar que nessa época do ano muitos estão em período de férias ou de lazer. E, convenhamos, agora não é hora de impor grandes restrições. Por isso, para que você emagreça no verão, de maneira saudável, leve e tranquila, a nutricionista Juliana Adrien Neves Pastori, separou alguns truques importantes.
Os truques são os seguintes: Ande sempre com uma garrafa de água; Faça águas saborizadas: ervas frescas, frutas picadas, gelos de frutas e especiarias são ótimas opções; Evite bebidas alcoólicas, pois elas aumentam o risco de desidratação; Escolha sempre os alimentos naturais, frescos e de fácil digestão; Água de coco, sucos naturais sem açúcar e chás também são alternativas para hidratação; Fuja de alimentos gordurosos e condimentados, preferindo os preparados na hora; Cuidado com alimentos perecíveis expostos por um longo período à temperatura ambiente; Invista em cinco a seis refeições pequenas ao longo do dia para não sobrecarregar o organismo.
Bônus
“O ponto de partida para se preparar para o verão é aumentar a ingestão hídrica para se manter adequadamente hidratado. É indicado, também, dar preferência pela ingestão de alimentos mais leves e saudáveis, melhorando, assim, a energia e o bem-estar. Ao contrário do inverno, no verão nosso corpo precisa de uma menor quantidade de energia, e consumir alimentos muito calóricos pode sobrecarregar o organismo e dificultar o seu funcionamento”, finaliza Juliana.
Fonte: O Sul
Foto: Reprodução O Sul
(RM)
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra