O maratonista Gregório Lavandoski recebeu na noite da sexta-feira, 10 de dezembro, a Medalha do Mérito Desportista Gilberto Tim. Emocionado, o homenageado comemorou com a família e os amigos de maratonas. A distinção honorífica, reconhece o atleta pelos relevantes serviços prestados à comunidade e ao esporte de Bento Gonçalves e região
Proposta pelo vereador Edson Rogério Biasi (PP), e com aprovação dos demais vereadores, a Medalha foi entregue em Sessão Solene conduzida pelo vice-presidente da casa, o vereador Thiago Fabris (PP), e contou com a presença do vice-prefeito Amarildo Lucatelli, representando o prefeito Municipal de Bento Gonçalves Diogo Sgabinazzi Siqueira, o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) Eduardo Virissimo, o secretário Municipal de Administração Matheus Barbosa, secretário Municipal de Meio Ambiente Claudiomiro Laurindo Dias, assessora da Secretaria Municipal de Educação Lívia Mezzacasa, presidente do Clube Esportivo Leocir Glowacki, a presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) Marijane Paese, o presidente da Câmara Municipal de Monte Belo do Sul Luciano Bombassaro, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Monte Belo do Sul Silvio Cesca, o prefeito Municipal de Alpestre Valdir José Zasso, o presidente da Câmara Municipal de Alpestre Ledovino Antonio Pace, vereadores, amigos e familiares.
Biasi, destacou a trajetória do atleta que representou o Brasil, inclusive, em competições esportivas internacionais. Tendo conquistado diversas premiações e registrado recordes, além de compartilhar suas experiências como palestrante e promotor eventos. “Em 2022, será realizada a 8ª Maratona do Vinho que compreende Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo. Junto com isso, será realizada a Maratoninha do Suco de Uva e as 10 Mil Milhas Borbulhantes, de Garibaldi”, antecipou Biasi ao agradecer a presença de todos os amigos que se fizeram presentes para celebrar mais uma conquista de Lavandoski.
Em seguida foi a vez da filha, Joice Lavandoski, homenagear o pai ao lado do irmão Fernando. “Se eu fosse resumir, em uma única palavra para descrevê-lo, diria que essa palavra é maratonista! Posso citar aqui muitas atividades realizadas por ele, mas nenhuma tem tanto valor e significado na vida profissional, e também pessoal, do Gregório, meu pai, como ser um atleta maratonista”, frisou a herdeira contemplando a emoção do homenageado, que aos 64 anos idade celebra mais de quatro décadas dedicadas ao esporte de rua.
O amigo cubano e professor universitário, Lázaro Velásquez, parabenizou o atleta por sua carreira e a Câmara Municipal de Bento Gonçalves pela honraria. “O maior legado do Gregório não é somente os feitos como maratonista, mas o que ele está fazendo agora, com pessoas, através do esporte”, pontuou Velásquez seguido do embaixador da Ordem dos Agentes da Paz e da Solidariedade, Martinho Francisco, que ressaltou “um homem sem história é um homem sem vida”. Agradecendo a participação do maratonista no projeto Piazito, cujo slogan “No bolso de uma bombacha não cabem drogas” trabalha para evitar o envolvimento de crianças, adolescentes e jovem com o uso de entorpecentes.
O vice-prefeito Amarildo Lucatelli agradeceu o maratonista por levar o nome de Bento Gonçalves para o mundo através da prática esportiva. “Continue fazendo esse belíssimo trabalho. Estamos sempre à disposição para incentivar, colaborar e ajudar para que continue nesse projeto como uma pessoa que está promovendo grandes eventos e levando as crianças para o caminho do bem”.
Emocionado, Gregório Lavandoski se dirigiu a mãe, dona Nilse Mezzalira Lavandoski, lembrando as dificuldades enfrentadas ao longo da caminhada e celebrando a honraria recebida em vida. “Hoje, estou muito feliz!”, confessou o homenageado ao destacar que “o mais importante é o que nós somos como ser humano”. Ressaltando o orgulho de ostentar, ao lado do irmão, a honra de, no Rio Grande do Sul, ser a única família com dois representantes na Elite da São Silvestre.
“O melhor assistencialismo que alguém pode dar é o esporte”, finalizou o vice-presidente Thiago Fabris recordando um feito do maratonista que foi até a Capital do Estado correndo para fazer sua inscrição em uma competição, logo após a realização de uma cirurgia, demostrando garra e amor à prática esportiva.
Assista a solenidade na íntegra aqui.
Fonte e foto: Câmara Bento
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves