Comunicar está na essência da Igreja Católica e por isso, a instituição não pode ficar alheia às transformações às quais a comunicação vem passando. Neste sentido é que a Diocese de Caxias do Sul lançou, na manhã desta sexta-feira, 10 de dezembro, seu novo website, com o objetivo de integrar o trabalho comunicacional que já existe nas paróquias e comunidades e tornar mais efetivo o caminho da informação para os públicos interno e externo.
O lançamento aconteceu durante coletiva de imprensa, no espaço Mater Dei, junto à Catedral Diocesana. O bispo de Caxias do Sul, dom José Gislon, deu a abertura ao encontro que reuniu profissionais da imprensa de diversas cidades, presencial e virtualmente. Em sua fala de abertura, dom Gislon falou sobre a importância da comunicação para a missão eclesial e as ações que a Igreja da Diocese realizou nos últimos anos.
“Eu creio que é um grande passo que estamos dando e, neste sentido, quem ganha é o povo de Deus, isto é, toda a Igreja, na sua missão de interagir com toda a comunidade e sociedade, pois estamos num processo de Sínodo e justamente esse processo é de escuta, de integração e de sentir-se Igreja”, salientou.
Logo depois, o ecônomo diocesano, padre Jaime Luiz Gusberti, falou sobre o investimento financeiro feito para a construção do novo website. Ele ressaltou a importância do respeito e da boa administração com os recursos que são fruto do trabalho e da doação do povo de Deus, nas comunidades e paróquias.
Já o assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, Felipe Padilha, explanou sobre a ideia que nasceu a partir da troca de experiências com os comunicadores de diversas paróquias e dioceses do Brasil. O jornalista pontuou a integração como ponto chave para a nova ferramenta. Segundo Padilha, a intenção é permitir a “sinodalidade”, isto é, o caminhar juntos, respeitando os limites e realidades de cada paróquia, também na forma de comunicar.
Ele apresentou o mapeamento da comunicação da Diocese, realizado nos meses de abril e maio, que revela que 78% das 73 paróquias da região, possuem alguma iniciativa por meio das redes sociais, e isso precisa ser valorizado e unido. “Precisamos olhar para o início de tudo com muita gratidão por todos os que trabalharam pela comunicação. Precisamos ter a certeza de que esse tempo difícil marcado pela pandemia nos ajudou a despertar para a comunicação de forma mais intensa, para manter vínculos. E precisamos olhar para a frente com esperança, de que a Igreja possa ser sempre mais comunicadora do Evangelho de Jesus”, pontuou.
A apresentação do projeto coube ao diretor da Finis Comunicação e Marketing, Maurício Deon, que atua em conjunto com a Webde Criação e Desenvolvimento. Ele conceituou todo o processo de briefing, desenvolvimento e entrega do produto, que ainda deverá passar por alguns ajustes nos próximos dias. O publicitário, que coordena os trabalhos da agência contratada pela Diocese de Caxias do Sul para a elaboração do novo site, explanou sobre a integração dos serviços diocesanos que estarão presentes no portal a partir do mês de janeiro de 2022.
O momento de apresentação foi concluído com a bênção do bispo de Caxias do Sul, dom José Gislon.
Entenda o projeto
O ponto de partida de todo o projeto de integração foi o mapeamento, realizado nos meses de abril e maio de 2021, que pontuou um crescimento de ações de comunicação nas paróquias, sobretudo em virtude da pandemia da Covid-19. Durante o período do levantamento, 78% das 73 paróquias da Diocese de Caxias do Sul, isto é, 56, estavam realizando ações de comunicação pelas redes sociais, tais como mensagens semanais, transmissão de Missas e demais postagens.
Na sequência, a Diocese buscou parcerias para a elaboração do novo site, que permita a integração entre as ações paroquiais. Antes disso, no entanto, foi pensada uma plataforma para que os serviços diocesanos, tais como: Iniciação à Vida Cristã, Coordenação de Pastoral, Pastoral Vocacional, Setor Juventude, Setor Família e Pastoral Litúrgica, possam estar todos reunidos no portal diocesano. Hoje, por exemplo, a Pastoral Vocacional e o Setor Juventude têm blogs e sites independentes. Estes “hotsites” estão em fase final de programação e estarão no ar ao longo do mês de janeiro de 2022.
A intenção também é que o portal diocesano seja como que um “guarda-chuva”, sob o qual as demais paróquias e santuários possam construir seus websites e, ao mesmo tempo, serem alimentados pelas propostas diocesanas e contribuírem com notícias relevantes a partir da sua realidade. Assim, com valores mais acessíveis, as paróquias que desejarem poderão aderir ao projeto, que estará integrado à missão da Diocese de Caxias do Sul.
Para se ter um exemplo, o novo site do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, lançado recentemente, já foi construído nesta plataforma. Nos primeiros meses de 2022, a Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila e a Paróquia São Pelegrino também devem aderir à proposta.
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