Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul se apresenta no dia 09 de dezembro na Fundação Casa das Artes

Concerto “Sopro de Esperança” traz repertório variado de peças da música clássica, nativista, brasileira e trilhas de filmes e a entrada é gratuita

O Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold da Fundação Casa das Artes recebe no dia 9 de dezembro, às 20h, o Concerto “Sopro de Esperança” da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul.

No programa, que está divido em duas partes, traz no primeiro momento peças da música clássica, como de Debussy, e, no segundo momento, trilhas de cinema como dos filmes “Superman”, de John Williams, músicas do repertório nativista e brasileiro como Renato Borghetti, e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.

Essa apresentação faz parte de uma parceria entre os municípios, na qual, Caxias, levará para a comunidade de Bento Gonçalves, toda a sensibilidade da Orquestra Municipal de Sopros, e o município vizinho, por sua vez, apresentará no dia 03 de dezembro, aos caxienses, a Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves, gerando uma troca cultural que mostrará em ambas as cidades uma variedade de corpo sonoro instrumental. Em comum, ambas as orquestras têm o mesmo maestro, Gilberto Salvagni.

A apresentação é do primeiro concerto que a Orquestra de Caxias do Sul realizou localmente por ocasião de seu retorno às atividades presenciais, no mês de setembro, para 20 % da capacidade do teatro devido às restrições sanitárias daquele momento.

Salvagni ressalta que “é um concerto que retrata musicalmente o nosso passado mais recente afetado pela pandemia. Tem  uma música, ‘Cloudburst’, de Erick Whitacre, que faz uma analogia sonora de uma tempestade onde o compositor usa instrumentos não convencionais para gerar uma atmosfera de muita energia que antecede a precipitação que dialoga com a peça `Rest`, de Franck Ticheli, que significa, entre outros sentidos, descanso. Uma possível forma de homenagear àqueles que perdemos para a Covid-19, para aqueles que se foram. Então o repertório traz toda uma emotividade. Mas acima de tudo a mensagem que queremos deixar: da esperança da vida poder voltar ao normal, poder conviver mais socialmente”.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, salienta que “a apresentação da Orquestra de Sopros de Caxias do Sul traz em seu repertório uma profunda conexão com o momento de agora que estamos voltando às apresentações públicas culturais. Será uma noite que vai tocar nossos corações e almas”.

Programa

Primeira parte

ERICK WHITACRE – Cloudburst

FRANK TICHELI – Rest

CLAUDE DEBUSSY – Suite Bergamasque Mov. 3 – Clair de Lune

JOHAN DE MEIJ – Spring

Segunda parte

JOHN WILIAMS – Superman March

ELMER BERNSTEIN – The Magnificent Seven

HARVEY “VECO” MARQUES & RENATO BORGHETTI – Sétima do Pontal

ARY BARROSO – Aquarela do Brasil

Serviço

O que: Concerto “Sopro de Esperança”, da Orquestra de Sopros de Caxias do Sul

Dia: 09 de dezembro

Hora: 20h

Local:  Fundação Casa das Artes – Anfiteatro Ivo Da Rold

Endereço: R. Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves

Entrada gratuita. É preciso apresentar o passaporte de vacinação. Sugere-se a doação de 1 kg de alimento não-perecível

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação ASCOMBG

(RM)

error: Conteúdo Protegido