Rádio Difusora recebe comandantes dos bombeiros voluntários de Garibaldi e Carlos Barbosa

A Rádio Difusora recebeu na manhã da última sexta-feira, dia 29, a presença dos comandantes dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi e Carlos Barbosa, Márcio Saldanha e Eduardo Carniel, respectivamente, para falar sobre a sanção da Lei Complementar n 15.726/21, que reconhece oficialmente as corporações de bombeiros voluntários no Estado.

O governador Eduardo leite sancionou a lei na última terça-feira, dia 26, garantido assim a segurança jurídica a uma modalidade de bombeiros com corporações mantidas pelas comunidades e que existem desde 1977 no Estado e presentes no país desde 1892 (século 19), iniciada em Santa Catarina.

O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi, que atua há 41 anos, Márcio Saldanha, destacou que. “Essa lei foi protocolada em 2017, pela primeira vez, fomos a luta, atrás de apoio de deputados e prefeitos, que se mobilizaram bastante, e conseguimos articular para chegar agora em 2021 e conseguir esse reconhecimento. É uma felicidade imensa pra nós e um marco histórico para os bombeiros voluntários do estado”

No mesmo sentido o comandante do Corpo de Bombeiros de Carlos Barbosa, fundado em 2004, Eduardo Carniel, também citou a luta da categoria para chegar a esse reconhecimento e essa autonomia “eu me arrisco a dizer que é o dia mais importante de toda a nossa história, que começou há mais de 40 anos, com a primeira corporação fundada em Nova Prata, e nós, esse tempo todo, buscamos esse reconhecimento. Ao longo dos anos a gente encontrou muitas dificuldades em buscar as regularizações, não por falta de interesse, mas tivemos sim diversas dificuldades, então buscamos ajuda junto aos nossos representantes deputados, que são representantes da sociedade. Estamos comemorando a vitória do povo gaúcho e quem ganha são as comunidades assistidas”, frisou

Confira um breve histórico das duas corporações

Bombeiros voluntários de Garibaldi

O Corpo De Bombeiros Voluntários De Garibaldi foi fundado em 1980, com 1 unidade de combate a incêndios, 2 motoristas e aproximadamente 10 voluntários, em meados dos anos 90 a corporação passou a atender acidentes de trânsito e atendimentos pré hospitalar,  sempre qualificando a sua equipe para melhor atender a comunidade.  Hoje o CBVG, conta com 08 viaturas sendo elas 4 de atendimentos a incêndio, 2 ambulâncias, 2 viaturas de resgate e uma viatura de Busca e salvamento e uma embarcação. Nos dias de hoje à corporação conta com 50 voluntários e 14 efetivos, e  atende em média 2400 ocorrências ano.

Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa

A Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa, fundada em 07 de julho de 2004, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, tendo por finalidade a proteção e o salvamento de vidas e bens em Carlos Barbosa/RS e municípios vizinhos. Presta atendimento nos casos de emergência e urgência em situações de risco, acidentes veiculares, buscas e resgates, salvamento, atendimento pré-hospitalar, incêndio e calamidade pública. Também pratica atividades na prevenção de acidentes e incêndio, promovendo palestras, treinamentos e demais serviços que sejam de competência dos bombeiros. Os atendimentos da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa são prestados 24 horas por dia, ao longo de todo o ano e independente de feriados ou dias festivos. Atuamos de forma totalmente gratuita, porém somos uma organização não governamental e dependemos do apoio de nossa comunidade. Assim buscamos os recursos financeiros em doações, campanhas, empresas privadas, convênios firmados com as prefeituras de Carlos Barbosa e Barão, além de campanhas e projetos

Central de Jornalismo Difusora

(KPJ)

error: Conteúdo Protegido