Movimento Negro Raízes recebe pela terceira vez o Prêmio Zumbi dos Palmares

Cerimônia de entrega da honraria ocorreu nesta quarta-feira, 17, na Assembléia Legislativa

Pela terceira vez, o Movimento Negro Raízes recebeu o Prêmio Medalha Zumbi dos Palmares – edição 2021, concedido pela Assembleia Legislativa pela sua atuação Cultural. A sessão solene ocorreu na tarde desta quarta-feira no Plenário 20 de Setembro (alusivo a data do Dia Estadual da Consciência Negra) e contou com a presença do Secretário de Cultura, presidente da Fundação Casa das Artes, vice-presidente do Conselho de Povos de Matrizes Africanas, presidente do Conselho dos Dirigentes de Cultura da FAMURS (Codic/FAMURS) e presidente do CODIC/AMESNE, Evandro Vinicius Manes Soares.

Coordenado por Marcus Flávio Dutra Ribeiro e por Solana Côrrea, o Movimento recebeu seu primeiro reconhecimento pela atuação em maio de 2018 (ano de sua instituição), através de Voto de Congratulações concedido pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul por sua atuação que já se destacava regionalmente.

Em novembro de 2018, então recebe o 1º Prêmio Zumbi dos Palmares da Assembleia Legislativa por sua atuação CULTURAL, sendo o primeiro reconhecimento estadual do Movimento. Em 2019, de forma inédita, o 2º Prêmio Zumbi por sua atuação SOCIAL.

Em abril de 2021 o Movimento foi comtemplado pelo Edital “Ações Culturais da Comunidade” realizado pela CUFA RS em parceria com a Secretaria de Cultura do RS. O Movimento Negro Raízes foi contemplado com esta premiação, na categoria de entidade representativa e a Banda Raízes (segmento artístico do Movimento) como manifestação artística cultural.

Em junho de 2021 a coordenadora do Movimento Solana Corrêa recebe o ‘Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro’ na categoria ‘Culturas Populares’, pelo seu ativismo em prol da Causa Negra. O Prêmio Trajetórias Culturais lançado pelo Instituto Trocando Ideia Tecnologia Social Integrada em parceria com a Secretaria de Cultura do RS contempla e reconhece as fazedoras/es de cultura (pessoas físicas), dos diversos segmentos culturais que transformam a vida com a sua arte e cultura nas diferentes comunidades do Estado do Rio Grande do Sul.

Em agosto de 2021, o Movimento Negro Raízes recebe o reconhecimento da Câmara e Vereadores de Bento Gonçalves, através de outorga de Portaria de Louvor e Agradecimento pela por sua dedicação, contribuição e relevantes serviços prestados ao município desde sua instituição em 2018.

Em setembro de 2021, o Movimento participa como um dos coautores da obra literária de Liliana Cardoso, a primeira Mulher Negra Patrona dos Festejos Farroupilhas 2021 do RS, intitulada ‘A Matriz da Cultura Negra no Gauchismo’. O lançamento do livro ocorreu no dia 20 de setembro no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini com a recepção e presença do Governador do Estado.

Marcus Flávio ressalta que a honraria afirma o Movimento Negro Raízes uma referência no Estado: “muito mais da grandiosidade da Medalha Zumbi dos Palmares, a mensagem se consolida como uma representação negra no Rio Grande do Sul. Isso também nos motiva, se torna uma mola propulsora para continuar nesta construção rumo aos três pilares do Movimento: respeito, dignidade e igualdade. Sim, precisamos ser respeitados. Se somos respeitados, somo dignos. E se somos dignos, devemos ter um tratamento equânime, igualitário. As etnias, embora muitas vezes no sentido quantitativo, em determinado local umas são maiores, outras são menores, a linha étnica deve ter o mesmo tratamento. Quando nós falamos de racismo, falamos de uma chaga, uma falha brutal dentro da sociedade. E nós precisamos sim chegar no dia em que não mais precise falar destas chagas que, ainda, nos assolam muito”.

Evandro Soares ressalta que o trabalha do Movimento Negro Raízes e honraria recebida pela terceira vez: “reflete o trabalho árduo e diário que a entidade realiza no município da valorização da causa negra e o combate ao racismo e ao preconceito. E junto com o Poder Público, nós temos conseguido tornar Bento Gonçalves uma cidade de referência na valorização da causa negra e ao combate ao preconceito. É uma honra para Bento Gonçalves o Movimento Negro Raízes ser agraciado mais uma vez e a Administração Pública sempre será parceria da entidade”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/SECULT

(RM)

error: Conteúdo Protegido