Período conta com diversas atividades como roda de conversa, de capoeira, ato alusivo a data, exposição, Graffitti nas Escolas, show e palestra
Nesta semana a intensa programação do Mês da Consciência Negra conta com ações e atividades de áreas como a política e a cultura.
Nesta terça, 16, ocorre na Câmara de Vereadores, às 15h, a fala sobre o tema com a diretora cultural da Sociedade 20 de Novembro, Elisângela Fontoura. Na ocasião, Elisângela irá abordar os 50 anos da data no Rio Grande do Sul. “A data tem sua importância por ser o momento em que a maioria das pessoas ‘para’ para refletir sobre as questões de discriminação racial contra os descendentes de africanos escravizados no Brasil. Muitas pessoas dizem que é ‘mimimi’ e que isso não existe. É a função do movimento negro trazer este assunto para o debate: contar a história do povo afro descendente, compartilhar a sua cultura e apontar soluções para o fim dos discursos e atos de ódio”, pontua.
Ainda nesta terça, às 20h, a Sociedade 20 de Novembro lança o Calendário Afro, com datas mais importantes, marcantes, para a história do povo Afro-brasileiro e mundial, desde o nascimento e morte de figuras históricas que se levantaram contra o preconceito racial, fatos de injúria racial em diversos locais do planeta, entre outros.
Na quarta-feira, 17, a Via Del Vino recebe, às 15h, a atividade Danças Urbanas e Cultura Negra, em parceria com a P1OITO, Nest Support e Cypher das Minas. Também na mesma data, ocorre às 19h, a roda de conversa “A escrita por mãos negras: por uma educação anti-racista”, com Solana Corrêa, Emanuelle da Silva, Carla Carvalho Carlesso e Jeruse Romão e mediação de Lucas Anhaia.
No dia 18, ocorre às 9h, na Casa das Artes, o Show RAPajador e palestra sobre Consciência Negra com Chiquinho Divilas. E às 19h, o Museu do Imigrante ocorre a vernissage da exposição “Existe uma História de Bento Gonçalves sem a população negra?”.
Na sexta-feira, 19, ocorre o Graffitti nas Escolas, na EMEF Ulysses Leonel De Gasperi. Na semana passada foi na EMEM Alfredo Aveline e na EMEF Santa Helena. A atividade é realizada por Bernardinho, da Nest Support.
Já no sábado, 20, Dia da Consciência Negra ocorre o ato alusivo à data, a partir das 10h, na Via Del Vino. No mesmo dia e no mesmo local, a partir das 15h, ocorre a roda de capoeira com a Escola de Capoeira Água de Beber, e às 16h, a apresentação de dança do Grupo 1A+.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Arte: Divulgação/SECULT
(RM)
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)