Nesta quarta-feira (10), foi realizada a segunda edição da Campanha de Doação de Sangue em Bento Gonçalves, na Unidade Zona Sul, no Botafogo. Nesta segunda edição, 120 se cadastraram para a ação.
Marcos Boch, estudante de enfermagem do último ano, diz que a segunda vez que doa sangue “é um dever social, um compromisso de salvar vidas”. Rita Pereira, moradora do bairro Aparecida, compartilha da mesma opinião “nunca sabemos o dia de amanhã. É um compromisso de vida”.
Aline Cassinelli nos conta que doa sangue há mais de dez anos. A primeira vez que doou foi em virtude de uma cirurgia de seu avô e a doação de sangue se tornou uma causa de sua vida “ajudar o próximo é sempre bom. As campanhas auxiliam na consciência da importância desta ação e o engajamento está grande, pois faltam vagas para a doação”.
A enfermeira Líder da Agência Transfusional do Hospital Tacchini, Ana Paula Lemos, salienta a procura de pessoas para a doação. “Estamos tendo um apoio da comunidade excelente. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Estamos conseguindo proporcionar um atendimento melhor para pacientes em diversas situações como aqueles que estão em tratamento oncológico, ou em alguma emergência. O retorno está sendo positivo da campanha”.
A secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, expressa seu sentimento de gratidão. “Quando trouxemos o projeto piloto foi com o intuito de dar um maior conforto, uma maior agilidade e qualidade para os cidadãos de Bento que quisessem doar. Agradeço a população que participa, se engaja, que é solidária a esta causa. Agradecer a equipe do HEMOCS que disponibiliza toda a sua estrutura. E também a parceria com o Hospital Tacchini. E já estamos planejando as próximas edições”.
No projeto piloto, em setembro, 81 pessoas realizaram a doação que foi encaminhada para o Hemocentro em Caxias do Sul.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS