Até o dia 13 de novembro, a comunidade e turistas podem visitar a mostra “Laços Patrimoniais: Construindo um Inventário Colaborativo para Bento Gonçalves”.
O roteiro para a coleta das novas informações sobre o inventário foi dividido por eixos que abrangeu localidades como os bairros São Roque, Cidade Alta, Centro, Addolorata, São Valentim, Passo das Antas, comunidades de São Luiz e Jabuticaba, Faria Lemos, Morro da Eulália, Vale dos Vinhedos e São Pedro.
As exposições, tanto física quanto virtual, apresentam partes do percurso de pesquisa e os principais resultados do projeto. Os visitantes vão encontrar fotografias, textos, dicas de uso dos materiais do projeto dentro da sala de aula e referenciais museológicos que remetem à diversidade patrimonial, principal conceito do projeto. Já na exposição online, os visitantes encontrarão a organização do projeto, ações desenvolvidas e uma galeria, intitulada “mapeamento”, que foi dividida por padrões visuais que contribuíram para atualização do inventário municipal.
“Laços Patrimoniais: construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves” configura-se em um projeto de educação patrimonial, selecionado no Edital SEDAC nº 01/2019 “FAC Educação Patrimonial”, com financiamento de R$ 50 mil (cinquenta mil reais) pela Secretaria de Estado da Cultura e contrapartida de R$ 20 mil (vinte mil reais) da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.
A equipe principal do projeto é composta por servidoras da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves: Secretaria de Cultura – Museu do Imigrante, Secretaria Municipal de Educação, representantes do curso de Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul, um fotógrafo e um historiador, ambos contratados, bem como parcerias com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural e Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana.
A próxima exposição que o Museu do Imigrante vai sediar é “Existe uma História de Bento Gonçalves sem a população negra?”, que integra a programação do Mês da Consciência Negra, a partir de 18 de novembro.
Serviço
O que: exposição “Laços Patrimoniais: Construindo um Inventário Colaborativo para Bento Gonçalves”
Período de visitação: 24 de setembro a 13 de novembro
Local: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Horários: Terça a sexta-feira das 08h00 às 17h00 – sem fechar ao meio-dia, e sábados, das 08h-12h e 13h-17h
Visitação gratuita, uso obrigatório de máscara. Necessário agendamento para grupos com mais de 10 pessoas, pelo tel/whats: (54) 3771-4230
Para acessar a exposição online, clique aqui: https://lacospatrimoniaisb.wixsite.com/my-site
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/Museu do Imigrante
(RM)
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IDENTIFICADO HOMEM MORTO A TIROS NO VILA NOVA II, EM BENTO GONÇALVES
ADOLESCENTE É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO PARQUE DE EVENTOS DA FENACHAMP, EM GARIBALDI