A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira, 4, a Operação Sextorsão visando combater organização criminosa atuante em crimes de Extorsão no chamado “Golpe do Nudes” ou Sextorsão, no Norte do Estado. Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, além de 20 ordens judiciais de quebras de sigilo bancário, resultando na prisão de dez pessoas.
A operação é resultado de uma investigação que iniciou em agosto deste ano, após uma vítima de Sertão ser extorquida em R$ 110.000,00. Depois, foram identificadas 5 vítimas, sendo quatro moradoras da 6° Região Policial de Passo Fundo. As vítimas foram extorquidas a pagar uma quantia aproximada de R$ 600.000,00 aos investigados.
Em um dos casos investigados, a vítima declarou que de tão pressionada e sem mais condições de pagar as novas exigências de valores, pensava até em cometer suicídio, quando foi procurada pela Polícia Civil, informando o esquema criminoso.
Durante a investigação, chamou a atenção os valores expressivos exigidos das vítimas, além de aparentemente não serem escolhidas aleatoriamente, mas indicadas pelos criminosos. Apenas uma das vítimas foi obrigada a depositar 274 mil reais para o grupo investigado, sob ameaças de prisão por falsos policiais.
Sobre o golpe
Vítimas são escolhidas e procuradas por meio de redes sociais por pessoas se passando por mulheres bonitas, passam a trocar mensagens e fotos (algumas de caráter sensual ou sexual).
A partir disso as vítimas passam a ser extorquidas, com alegações de que as supostas mulheres eram adolescentes, e, mediante ameaças de divulgação das fotos íntimas e falsos registros policiais (fotos de Policiais e carteiras funcionais falsificadas), ameaças de prisão (aqui falsificações até de supostos mandados de prisão), para ceder às exigências, depositando altos valores em contas dos envolvidos. As exigências de valores não param, vão aumentando e sendo sequenciais.
Fonte: O Sul
Foto: Polícia Civil/Divulgação
(RM)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves