A Secretaria de Meio Ambiente por meio do Setor de Educação Ambiental está realizando sensibilizações ecológicas sobre a correta segregação e destinação de resíduos domésticos. A ação, que ocorre ao longo da semana, contempla os bairros Centro, Cidade Alta, Maria Goretti, Progresso, Humaitá e Municipal.
As agentes ecológicas estão orientando os moradores quanto aos dias e horários adequados para disposição do resíduo para ser recolhido pela coleta porta-a-porta. Já na área central, as informações são sobre o uso adequado dos containers, lembrando que em muitos pontos têm 3 containers (orgânico, reciclável e vidro).
A agente Caroline Todeschini ressalta os impactos positivos: “segregando e destinando corretamente o resíduo, a coleta seletiva irá encaminhá-lo a uma das Associações de Recicladores do município, onde será fonte de renda para as quase cem famílias que dependem deste recurso como forma de sustento, separando e vendendo esse material para a indústria da reciclagem. Além disso, esse material volta ao ciclo produtivo, poupando o ambiente de novas extrações de matéria-prima”.
Se encaminhado de forma incorreta, o resíduo reciclável irá ao aterro sanitário, onde não terá um fim nobre: “ficará lá disposto por longo tempo. Temos que otimizar o espaço do aterro sanitário, encaminhando para lá apenas o que não pode ser reciclado – isso aumenta a vida útil do aterro, além de diminuir os custos da coleta de resíduos”, ressalta Caroline.
Para mais informações e tirar dúvidas sobre a correta segregação e destinação de resíduos domésticos entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente: (54) 3055.7190. O número também é de WathsApp.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/SMMAM
(RM)
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor