Projeto “A Arte para Cego Ver” é lançado no formato online

De que forma você enxerga a fotografia? Pensando em expandir o acesso da arte aos deficientes visuais, o fotógrafo Hélio Alexandre realizou o projeto “A Arte para Cego Ver”, contemplado em 2019 pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) de Bento Gonçalves. Inicialmente o projeto tinha por objetivo realizar uma exposição presencial foto-descritiva, mas com a pandemia, teve de ser modificado, sendo realizado no formato online. O lançamento oficial ocorreu na última sexta-feira (15), acompanhado de um vídeo de aproximadamente 30 minutos, apresentando cada um dos artistas selecionados e suas obras, contendo a audiodescrição de cada uma delas.

Em sua essência “A Arte para Cego Ver” trata da produção e exposição fotográfica retratando dez artistas locais e suas obras. Com o método de acessibilidade de foto-descrição, o projeto permite que deficientes visuais passem a conhecer alguns dos nomes de artistas locais e suas obras.

O fotógrafo e idealizador do projeto, Hélio Alexandre, comentou sobre os desafios de realizar o projeto num período pandêmico.

“Devido à Covid-19 as exposições presenciais foram adiadas, e foi então que resolvemos fazer no formato online, para gerar maior engajamento com o público e levar o conteúdo gerado por meio do projeto ao maior número de pessoas possível em uma exposição guiada através de vídeo”.

O fotógrafo explica que “o projeto foi adaptado primeiramente com publicações no facebook com a foto descrição em texto na descrição das publicações para que os portadores de deficiência visual pudessem ter acesso a foto descrição pelos aplicativos leitores de telas e textos em seus smartfones e computadores”.

Segundo o artista, “ao longo da realização das atividades, foi necessário enfrentar alguns desafios acerca das técnicas relacionadas a acessibilidade para deficiência visual, a escrita em braile e a foto descrição, técnica usada para descrever de forma objetiva a imagem apresentada”.

O secretário de Cultura, Evandro Soares, destaca sobre a importância do projeto para o município e a arte local.

“É muito importante ver mais um projeto se destacando de uma forma tão bonita. É mais um grande artista de nosso município ganhando o merecido destaque por seu trabalho e contribuição para a arte e a comunidade”.

Ainda de acordo com o fotógrafo, a ideia é dar continuidade no projeto, que era levar a exposição aos lugares onde houvesse um maior número de circulação de pessoas e não somente para os deficientes visuais.

Como conferir o projeto

https://www.facebook.com/Helioalexandrefotografia/videos/476499190073852/

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação ASCOMBG

(RM)

error: Conteúdo Protegido