A 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves encerrou neste domingo, 17. Realizada em formato híbrido, com atividades na Via Del Vino e transmissão nas redes sociais, foram dias de celebrar “Novos tempos, novas leituras”, como diz o lema.
O evento foi marcado pelo sentimento de retomada e por uma palavra que o traduz: esperança. Mais de 100 atrações artísticas envolveram trabalhadores da cultura como escritores, contadores de histórias, músicos, atores, técnicos de som, entre outros. Uma Feira do Livro que levou ao coração de Bento Gonçalves seus maiores representantes: os livreiros.
Na noite deste domingo, 17, ocorreu no Clube Aliança a solenidade de encerramento do evento. A escritora homenageada de 2021, Sabrina Dalbelo, expressou sua gratidão pela honraria. “Foi um momento incrível da minha vida. Meu objetivo foi tentar passar um pouco do meu entusiasmo pela literatura. Espero que tenha conseguido. Essa Feira do Livro me mostrou que sou bento-gonçalvense”.
O gerente do Sesc Bento Gonçalves, Jaques Fachineli, em seu pronunciamento, falou sobre a união de esforços para a realização do evento. “A Feira do Livro é o resultado de uma entrega e dedicação de uma equipe que vai muito além de seu propósito. Reforço que o Sesc segue parceiro no fomento da Cultura e da Educação, na busca da do bem-estar e da qualidade de vida”.
A secretária de Educação, Adriane Zorzi, salientou que “foi uma Feira diferente, com um trabalho muito produtivo e positivo com as escolas. Sabemos como a literatura e a escrita são importantes para o desenvolvimento da criança, do adolescente, para o jovem e para a melhoria da educação e da cultura. Que possamos ter para os próximos anos novos olhares, novos caminhos”.
O presidente da Fundação Casa das Artes e secretário de Cultura, Evandro Soares, destacou que “a Feira do Livro é um turbilhão de cultura. Apesar de a literatura ser a referência máxima do evento, tivemos atrações de música, teatro, contações de histórias. Foi muito importante para retomada do setor como um todo, depois de tanto tempo parados devido à pandemia. Quem passou pela Feira se emocionou de mexer nos livros, conversar com os livreiros, de estar no meio e sentir a energia desta grande festa da cultura.”
O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira ressaltou o sentimento de retomada que o evento teve. “Bento Gonçalves é uma cidade empreendedora e que tem uma população que valoriza essa atividade. Fiquei muito feliz com a Feira, com todos participantes, com a retomada. Esta edição teve um simbolismo muito forte, pois todos sofremos nestes últimos dois anos. Tivemos que reaprender a viver, a ter as relações sociais de uma maneira diferente. Parabéns a todos que possibilitaram o seu formato híbrido”.
O evento contou com a tradução simultânea em libras realizada por Stephanie Cruzetta e Thaíse Hoffmann. O encerramento da 36ª Feira do Livro contou com a apresentação da Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves.
A 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves foi realizada através da Lei de Incentivo à Cultura pela Prefeitura de Bento Gonçalves, secretarias de Cultura e de Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sistema Fecomércio RS – Sesc e 16ª CRE. Apoio do Curso de Design da Universidade de Caxias do Sul, Hotel Vinocap, Clube Aliança e Via Sul Serviço de Internet. Patrocínio de CORSAN – Evoluir nos define, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas, Multimóveis, Politorno Móveis e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal – Pátria Amada Brasil.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon / Divulgação
(RM)
MPT publica novo edital de Cadastro de Entidades para destinação de recursos
CSG emite nota após abertura de procedimento para averiguar a aplicação de multas em usuários de rodovias de sua concessão
NOVA, a marca mãe dos vinhos finos de uma das maiores vinícolas do país